Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Promulgada Lei que determina funcionamento de semáforos à base de energia solar

Promulgada Lei que determina funcionamento de semáforos à base de energia solar

por Da Redação publicado 21/11/2023 11h05, última modificação 21/11/2023 16h16
De autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (SDD), texto determina que Prefeitura elabore cronograma para substituição progressiva de equipamentos à base de energia elétrica

O presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), promulgou a Lei nº 11.073, de 20 de outubro de 2023, que determina utilização de energia solar como fonte para funcionamento de semáforos instalados em vias públicas de Goiânia.

De autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (SDD), o texto foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 14 de novembro.

Segundo a Lei, os equipamentos serão dotados de células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia armazenada, em baterias próprias, para essa funcionalidade. A Prefeitura elaborará cronograma para substituição progressiva de semáforos à base de energia elétrica, fornecida de modo convencional, por novos equipamentos à base de energia solar.

“São muitos os benefícios da utilização de energia solar como fonte de semáforos. Além de representar economia para o município, traz mais segurança ao trânsito, já que esses semáforos com fonte energética própria não se sujeitaram a faltas recorrentes de energia, que ocorrem especialmente em dias de chuva em nossa cidade”, explica o vereador.

A Lei, já em vigor, necessita de regulamentação, pela Prefeitura, para sua aplicação.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador