Sandes Júnior propõe ensino de Empreendedorismo e Noções de Direito e Cidadania em escolas integrais
O vereador Sandes Júnior (PP) apresentou na Câmara um projeto de lei (nº 11/2022) que institui nas escolas municipais de educação integral o ensino de disciplinas sobre Empreendedorismo e Noções de Direito e Cidadania como atividades extracurriculares, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental.
Em Noções de Direito e Cidadania, serão abordados temas que tenham impacto direto na formação da cidadania, como os direitos e garantias fundamentais e os princípios fundamentais da República, sendo vedada a “manifestação de apreço ou desapreço a pessoa, grupo, partido político ou ideologia no exercício de sua atividade”, sendo consta na matéria. O projeto determina ainda que as aulas deverão ser ministradas por um profissional graduado em Direito.
Para o ensino de Empreendedorismo, poderá ser feito contrato voluntário entre escola e profissional ou empresa para a aplicação das aulas.
“A conscientização que se busca ao ensinar crianças e adolescentes a consumir de forma consciente, a poupar recursos e a investir consiste em mostrar ao aluno de qualquer classe social que é possível alcançar uma situação financeira equilibrada e sólida, que lhe permita empreender, manter-se adimplente com o Município e fomentar o avanço financeiro de seu grupo familiar, dando-lhe dignidade social e financeira e tornando-lhe possível romper com a impossibilidade de ascensão econômico-financeira”, explica o vereador.