Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Santana Gomes faz denúncias contra ex-secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado

Santana Gomes faz denúncias contra ex-secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 04/05/2022 11h10, última modificação 04/05/2022 16h58

Ao ocupar a tribuna da Câmara, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (4), o vereador Santana Gomes (PRTB) fez denúncias contra o ex-secretário de Saúde de  Goiânia, Fernando Machado. Com base no relatório de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada na Câmara, em 2017, e que teve como relator o ex-vereador Elias Vaz (PSB), Santana conclamou o Ministério Público (MP) a reabrir investigações contra Machado.

"Creio que o MP deve reabrir o mais rapidamente possível esse processo, pois a situação é grave, especialmente quanto ao envolvimento dele com a administração da Saúde municipal. Estão vendendo não só a Saúde, mas a Prefeitura como um todo. Portanto, tem que ser apurada essa denúncia gravíssima. Na verdade, estão fazendo comércio da Saúde para ampliar benefícios", afirmou o parlamentar.

Ainda de acordo com Santana Gomes, a CEI, a partir das investigações feitas, apurou o caso que ficou conhecido como "Máfia do Samu" – que, segundo ele, envolveu médicos, funcionários de hospitais, servidores públicos e empresários. "A atuação visava direcionar pacientes com plano de saúde para leitos de UTI de unidades envolvidas no esquema. Também consta o atraso proposital no repasse ou mesmo falta de pagamento de terceirizados e prestadores de serviço, apesar de o município receber recursos regulamente do Ministério da Saúde. Sem contar o crescimento das filas de espera por atendimento nas unidades de saúde", explicou.

Apartes

Em aparte, o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) declarou que "se trata de uma coisa muita séria, que precisa de investigação ampla". Já o vereador Anderson Sales – Bokão (PRTB) disse considerar a denúncia grave. "Devemos ter acesso aos documentos para aprofundar a investigação", comentou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), pediu a Santana Gomes cópias do documento "para uma análise detalhada e profunda dessa questão".