Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Secretária de Saúde é criticada por não prestar informações aos vereadores

Secretária de Saúde é criticada por não prestar informações aos vereadores

por silvana — publicado 19/09/2017 14h45, última modificação 19/09/2017 14h53
Secretária de Saúde é criticada por não prestar informações aos vereadores

Foto: Alberto Maia

A vereadora Sabrina Garcês (PMB) ocupou a Tribuna da Casa na sessão desta terça-feira, 19/09, para reclamar da Secretária da Saúde, Fátima Mrué, que segundo ela, não atende telefone e, sua secretária também não.  A vereadora criticou a falta de resposta ao seu pedido de informação sobre três convênios com o Hospital do Câncer de Goiânia.

Sabrina afirmou aos colegas que pediu da Secretaria informações e respostas sobre o convênio Fundo a Fundo celebrado pela ACCG- Associação de Combate ao Câncer, com a Secretaria Estadual de Saúde, no valor de R$ 2.243,384,88 (dois milhões, duzentos e quarenta e três mil, trezentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos) para a construção de uma “casamata”, no Hospital Araújo Jorge (Hospital do Câncer) para instalação de um Acelerador Linear (aparelho de radioterapia).

Segundo a vereadora, repasses na modalidade fundo a fundo (estadual para municipal) não implicam em gasto da SMS, mas é necessária sua anuência para o convênio. De acordo com Sabrina, os Aceleradores foram entregues em 2011 e um foi recolhido pelo Ministério da Saúde devido a não utilização e, o Hospital custeia o aluguel no Porto Seco de Anápolis onde outro aparelho se encontra, aguardando apenas a anuência da Secretaria Municipal de Saúde para celebração do convênio,

Também do mesmo teor, a vereadora cobrou informação e posicionamento da SMS sobre convênio da ACCG com o governo do estado no valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais ) mensais, que também aguarda a anuência da  Secretaria Municipal. A vereadora teme ocorrer interrupção dos repasses ao Hospital Araújo Jorge.

Outra cobrança da vereadora diz respeito ao processo de expansão e habilitação dos leitos de UTI do Hospital Araújo Jorge, iniciado em junho de 2016 para acréscimo de mais 3 (três) leitos credenciados pelo SUS- Sistema Único de Saúde. A vereadora alega que o hospital preencheu todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e foi aprovado pela área técnica (Controle e Avaliação) para ampliação dos leitos, faltando apenas a assinatura da Secretária de Saúde.

VERGONHOSO

A Secretária, teria, segundo Sabrina, prazo legal de 20  (vinte) dias para prestar as informações solicitadas por ela e, no entanto, passado mais de um mês,  ainda não se manifestou. Os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Gustavo Cruvinel (PV) e Vinicius Cirqueira (PROS) apoiaram Sabrina em sua queixa e aproveitaram para criticar o comportamento da Secretária.

Vinicius taxou de “vergonhoso” o tratamento que a Secretária Fátima Mrué tem dispensado ao Legislativo.  Segundo ele, foi pessoalmente à SMS pedir uma audiência com Mrué e sua secretária disse que ele teria que agendar por e- mail.  Até hoje nada, disse ele, afirmando ter mais de 40 dias que fez a solicitação. Magalhães endossou a crítica de Vinicius e reclamou da atuação da secretaria. Já Gustavo afirmou que a Casa de Eurípedes, que tem convênio com a Prefeitura, está prestes a fechar as portas por falta de repasse, a ser feito pela SMS.

SAMU

A Câmara aprovou hoje, requerimento da vereadora, pedindo informações sobre a aplicação da verba gerida pelo Fundo Municipal de Saúde destinada ao SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, quanto às formas de repasses mensais, quais foram os gastos efetivamente realizados mensalmente e as cópias de desembolso financeiro dos respectivos comprovantes.

O pedido se fez necessário, segundo Sabrina, em face da precariedade das ambulâncias do SAMU, o que tem causado problemas no atendimento à população da Capital.