Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Secretário municipal de Educação presta esclarecimentos a vereadores

Secretário municipal de Educação presta esclarecimentos a vereadores

por Patrícia Drummond publicado 19/12/2017 13h50, última modificação 19/12/2017 17h23

O secretário municipal de Educação Marcelo Ferreira da Costa falou por mais de uma hora, nesta terça-feira (19), aos vereadores, no Plenário da Câmara de Goiânia. Ele atendeu a convocação de Jorge Kajuru (PRTB), que convidou o auxiliar do prefeito Iris Rezende (PMDB) para prestar esclarecimentos sobre a pasta durante a sessão ordinária.

Antes de responder aos questionamentos dos parlamentares, Marcelo anunciou o Plano de Ação da Secretaria de Educação para 2018, na Capital: investimentos em leitura e escrita; em Matemática; e em projetos de robótica, tecnologia e inovação, além de fomentar, em nível local, a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nosso objetivo é formar para a cidadania”, argumentou. “Estamos pensando no que há de mais moderno, em processos tecnológicos aliados à educação formal; no uso mais correto e adequado do dinheiro público”, acrescentou.

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) foi a primeira a questionar o secretário de Educação. Ela destacou a importância das escolas conveniadas no atendimento das demandas da rede e afirmou ter conhecimento de que muitas delas ainda não receberam as parcelas às quais têm direito, pela prestação do serviço. “Que providências estão sendo tomadas nesse sentido?”, perguntou. Outro questionamento da parlamentar foi com relação aos concursados: “Quando a Secretaria de Educação convocará, de fato, 100% dos aprovados?”

De acordo com Marcelo da Costa, o Município conta, atualmente com 44 unidades de ensino conveniadas. “Desse total, todas as que prestaram contas receberam o repasse; só não pagamos aquelas unidades que o Tribunal de Contas do Município (TCM) disse que não deveríamos pagar, porque apresentaram algum tipo de problema”, assegurou o secretário. Quanto aos concursados, o secretário informou que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP) sendo cumprido. Segundo ele, 80% dos concursados já foram chamados e os outros 20% restantes também deverão ser convocados até fevereiro.

9º Ano

A questão envolvendo a Escola Municipal Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira, no Celina Park, onde não mais será oferecido o 9º ano, voltou à discussão, em questionamento feito pelo vereador Jorge Kajuru – e também por outros vereadores presentes à sessão. No dia 7 de dezembro, representantes da unidade utilizaram o espaço da Tribuna Livre para protestar contra a Secretaria de Educação, que teria dado a notícia à comunidade escolar sem nenhum tipo de preocupação com o futuro dos alunos matriculados.

“Estamos dispensando o 9º ano com responsabilidade, cumprindo a lei, que diz o que deve ser compartilhado com o Estado e o que é de responsabilidade do Município. A Educação Básica, por exemplo, também não é mais creche. Tudo está sendo feito, portanto, dentro da lei e com total responsabilidade”, reiterou o secretário de Educação, lembrando que 680 novas vagas foram abertas na Educação Infantil.

Alysson Lima (PRB), Anderson Sales (PSDC), Anselmo Pereira (PMDB), Carlin Café (PPS), Elias Vaz (PSB), Emilson Pereira (PODEMOS), Kleybe Morais (PSC), Paulo Magalhães (PSD), Priscilla Tejota (PSDB), Tiãozinho Porto (PROS), Vinícius Cirqueira (PMDB) e Welington Peixoto (PMDB) foram alguns dos parlamentares goianienses a participarem ativamente da sabatina ao secretário municipal de Educação – em temas que giraram em torno de investimentos, obras, Ideologia de Gênero e BNCC, dentre outros. “Estarei pronto a comparecer a esta Casa, sempre que for convidado. Os esclarecimentos que presto aqui são aos eleitores que votaram nos senhores, à população; por isso, tenho a agradecer pela oportunidade”, concluiu Marcelo da Costa.