Secretário presta contas à Comissão de Saúde
O secretário de saúde do município de Goiânia, o médico intensivista Durval Ferreira Pedroso, compareceu à Câmara para prestar contas ao presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, vereador Mauro Rubem (PT). A prestação de contas se refere ao terceiro quadrimestre do ano de 2020 e é realizada conforme determina a Lei Complementar 141/2012, artigo 36, regulamentada pela Resolução 459 do Conselho Nacional de Saúde.
O secretário apresentou um relatório detalhado expondo montante e fonte de recursos aplicados no período, auditorias realizadas, oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu ambiente de atuação.
As informações prestadas englobam dados de nascidos vivo e mortalidade nesse período, dados de produção ambulatorial e hospitalar e dados financeiros preliminares. De acordo com o secretário, o percentual de recursos próprios aplicados em saúde está acima da média dos últimos anos.
Segundo ele, as receitas para apuração e aplicação e ações e serviços públicos de saúde foram de 2.801.508.270,00, com a maior parte para a rede hospitalar por causa da pandemia do Covid-19. Mas para o presidente da Comissão, ele deixou de abordar questões relacionadas à infraestrutura, ao almoxarifado e ao abastecimento. "Esperamos que na próxima prestação ele traga respostas esclarecedoras para nós e principalmente para a população", assegurou. (Texto de Michelle Lemes)