Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Segurança em bancos é discutida na CCJ

Segurança em bancos é discutida na CCJ

por Quezia de Alcântara publicado 14/06/2017 10h59, última modificação 14/06/2017 10h59

Matéria que trata da segurança dos clientes em bancos de iniciativa do vereador Kleybe Morais (PSDC) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira,14. Segundo a proposta os bancos ficarão obrigados a instalar leitores de impressão digital na porta de entrada de bancos e caixas eletrônicos. Caberá ao poder Executivo, conforme emenda modificativa apresentada na CCJ promover a fiscalização e o cumprimento da medida em caso de virar lei.

Segundo Morais com a medida o controle do acesso às agências e sua possível identificação será mais fácil prevenir assaltos, roubos e preservar a integridade dos clientes que poderão ser vítimas até de latrocínio. Ele destaca que esse controle é relevante principalmente nos finais de semana e feriados quando apenas a área dos caixas está liberada e não há policiamento.

CÂMERAS

Outro projeto discutido na comissão hoje trata igualmente da segurança dos clientes com instalação de câmeras de vídeo no interior e entorno das agências bancárias. De autoria de Carlim Café (PPS), a matéria modifica lei municipal que trata do assunto e inclui que as instituições financeiras e bancárias deverão ter funcionários treinados para realizar o monitoramento 24 horas desses estabelecimentos.

Para isso, deverá haver local próprio para que o funcionário da segurança trabalhe tendo uma visão ampla das câmeras e a seu dispor o chamado “botão do pânico” e telefone para que possa acionar a Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar ou Civil.

Priscilla Tejota (PSD) pediu vista do projeto para adicionar emenda que preveja sanções aos bancos em caso de descumprimento da lei.