Segurança em bancos é discutida na CCJ
Matéria que trata da segurança dos clientes em bancos de iniciativa do vereador Kleybe Morais (PSDC) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira,14. Segundo a proposta os bancos ficarão obrigados a instalar leitores de impressão digital na porta de entrada de bancos e caixas eletrônicos. Caberá ao poder Executivo, conforme emenda modificativa apresentada na CCJ promover a fiscalização e o cumprimento da medida em caso de virar lei.
Segundo Morais com a medida o controle do acesso às agências e sua possível identificação será mais fácil prevenir assaltos, roubos e preservar a integridade dos clientes que poderão ser vítimas até de latrocínio. Ele destaca que esse controle é relevante principalmente nos finais de semana e feriados quando apenas a área dos caixas está liberada e não há policiamento.
CÂMERAS
Outro projeto discutido na comissão hoje trata igualmente da segurança dos clientes com instalação de câmeras de vídeo no interior e entorno das agências bancárias. De autoria de Carlim Café (PPS), a matéria modifica lei municipal que trata do assunto e inclui que as instituições financeiras e bancárias deverão ter funcionários treinados para realizar o monitoramento 24 horas desses estabelecimentos.
Para isso, deverá haver local próprio para que o funcionário da segurança trabalhe tendo uma visão ampla das câmeras e a seu dispor o chamado “botão do pânico” e telefone para que possa acionar a Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar ou Civil.
Priscilla Tejota (PSD) pediu vista do projeto para adicionar emenda que preveja sanções aos bancos em caso de descumprimento da lei.