Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Semana da mulher promove aula de defesa pessoal feminina na Câmara

Semana da mulher promove aula de defesa pessoal feminina na Câmara

por ingrid-fs — publicado 04/03/2020 17h24, última modificação 04/03/2020 17h24
Semana da mulher promove aula de defesa pessoal feminina na Câmara

Foto: Marcelo do Vale

A Câmara Municipal de Goiânia, sob coordenação da Ouvidoria da Mulher e da Mesa Diretora, promoveu na tarde desta quarta-feira (4) uma aula de defesa pessoal para mulheres. O evento faz parte da programação da 1° Semana da Mulher, em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

As aulas foram baseadas na técnica de defesa pessoal israelense chamada Krav Maga. Ela possui duas linhas de trabalho: militar e urbana. Na aula, foi mostrada a técnica urbana, que busca resguardar a integridade física do indivíduo e é considerada uma forma de contra ataque significativamente eficaz.

“No caso da mulher, trabalhamos a defesa voltada para questões de assédio, tentativa de assaltos, violência sexual e demais violências. Nessa ocasião estamos ministrando técnicas para situações cotidianas, como, por exemplo, quando alguém segura o braço ou cabelo, mostrando como sair desses momentos”, explica Milton Teixeira, instrutor da Federação Brasileira de Krav Maga e Kapap, sediada em Goiânia. “Muitas vezes o homem covardemente se acha no direito de invadir o espaço da mulher, vemos isso diariamente com tantos casos de assédio e violência. A mulher tem que ter uma carta na manga para se defender.” O Krav Maga pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, independente de porte físico, sexo ou idade.

Michelle Rodrigues, aluna da federação há 7 meses, conta que antes de iniciar as aulas se sentia insegura. Ela via casos de violência contra a mulher e sentia muito receio. “Com essas técnicas o indivíduo passa a ter outro olhar diante das situações, observa mais ao seu redor, sabe identificar e sente-se mais seguro para sair e realizar suas atividades. Meu desenvolvimento mental e físico melhoraram, minha autonomia e segurança também, tudo em função do conhecimento adquirido com as técnicas”.

1ª Semana da Mulher

Iniciada ontem (3), a 1° Semana da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia realizará atividades até a sexta-feira (6). A programação continua nesta quinta (5) com uma roda de conversa sobre empoderamento feminino e violência contra a mulher e se encerrará com um café da manhã para as servidoras da Casa.