Semana da Saúde Mental poderá fazer parte do calendário oficial do Município
O vereador Alfredo Bambu (PRP) apresentou nesta quinta-feira (9) o projeto de lei n°2019/00190, que institui, em Goiânia, a Semana da Saúde Mental, a ser comemorada na semana que coincidir o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente em 10 de outubro.
A Semana será integrada ao calendário oficial do Município e tem por objetivo dar maior visibilidade às questões que envolvem a saúde mental do indivíduo, causas que podem afetá-la, formas de prevenção e tratamento. Para tanto, a ideia é promover a veiculação de conteúdo educativo nos meios de comunicação de massa e a divulgação de materiais impressos, além de conscientizar os diversos segmentos da sociedade sobre a importância da inserção social da pessoa portadora de transtorno mental, sem qualquer tipo de discriminação.
“Entendemos o quão importante é a saúde mental do ser humano, e, por outro lado, o quão importante é a postura de não discriminação e a inserção social da pessoa acometida por transtornos mentais", destaca Alfredo Bambu.
O projeto apresentado pelo parlamentar visa, ainda, dar maior divulgação aos programas de suporte psicossocial à pessoa portadora de transtorno mental existentes no Município e, também, sobre os direitos resguardados pela Lei Federal n°10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel - Convênio PUC/GO)