Semana Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica passará a fazer parte do calendário oficial
Foi aprovado em segundo e último turno, durante a sessão plenária desta terça (21), o projeto de lei nº 165/2021, de autoria do vereador Raphael da Saúde (DC), que cria a Semana Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica no Calendário Oficial de Eventos do município, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março.
A semana contará com ações educativas e informativas de conscientização feitas por profissionais da área da saúde e por meio de cartazes informativos. Além disso, atendimentos em massa da população poderão ser feitos por meio de programas de prevenção da doença renal a serem criados pela Prefeitura.
A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda da função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), esse percentual pode aumentar de 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.
Raphael justifica a necessidade de conscientizar a população citando o surgimento de pedras nos rins, que pode ocorrer em conjunto com outras doenças crônicas, como distúrbios do sistema cardiovascular, hipertensão arterial, diabetes, síndrome metabólica e insuficiência renal crônica, esta que pode levar a perda dos rins. “É uma doença silenciosa. Cerca de 70% dos pacientes que iniciam a diálise só a descobrem quando já estão com a função renal comprometida”, alerta o vereador.