Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Seminário discutirá pontos sensíveis do projeto de revisão do Plano Diretor de Goiânia

Seminário discutirá pontos sensíveis do projeto de revisão do Plano Diretor de Goiânia

por Da Redação publicado 18/01/2022 13h12, última modificação 18/01/2022 13h12
Seminário discutirá pontos sensíveis do projeto de revisão do Plano Diretor de Goiânia

Foto: Prefeitura de Goiânia

Para incentivar a participação popular no debate da revisão do Plano Diretor de Goiânia, o vereador Mauro Rubem (PT), juntamente com outras organizações urbanas, realizarão de maneira híbrida (online e presencial) um seminário sobre O Novo Plano Diretor e o Futuro de Goiânia. O seminário ocorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro (quarta e quinta-feira), a partir das 9 horas, na sede do Sindsaúde, e será aberto ao público. As inscrições para receber certificado de horas deverão ser feitas pelo link: https://bit.ly/3qApUOe

O seminário é uma atividade de apresentação do projeto de revisão do plano de Goiânia e vai abordar os pontos mais sensíveis do Projeto de Lei, como meio ambiente, zoneamento e densidade, expansão, moradia popular e perímetro da cidade. Ao final será elaborado um relatório participativo, o qual servirá como base para elaboração de emendas.

“Estamos fazendo da forma como podemos aquilo que deveria ser feito pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores. Foram as pequenas vitórias na justiça que possibilitaram termos tempo para preparar o seminário, mas o ideal seria termos realizado as 20 audiências públicas que propomos, mas os vereadores rejeitaram. Só é possível conhecer a demanda da vida na cidade se conversarmos com as pessoas, que por sua vez tem todo o direito de saber quais são as escolhas políticas tomadas e de que forma elas impactam suas vidas”, afirma o vereador Mauro Rubem.

Apesar do pouco estímulo à participação popular por parte da Prefeitura e da Câmara Municipal, esta que é a principal Lei do município só pode ser construída com a ampla participação da população. De acordo com os artigos 43, 44 e 45 do Estatuto da Cidade, a tramitação do Plano Diretor sem a devida discussão com a sociedade fere a gestão democrática da cidade.

Já na Resolução 25 do Concidades, nos artigos 4º ao 8º, é fundamental promover a devida publicidade quanto às informações da Lei, de maneira ampla, com linguagem acessível, realização de debates por segmentos sociais, temas e divisões territoriais do município.

PROGRAMAÇÃO


Dia 19
9h- Avaliação da Revisão do Plano Diretor de Goiânia. (Palestrante Lenine Bueno Monteiro – Urbanista/PUC Goiás)
10h- Expansão. Palestrante Gerson Neto (especialista em Planejamento Urbano e Ambiental e Diretor Téc. da ARCA)
11- Meio Ambiente – Marcia Guerrante (Aprosul) e Karla Emanuele (Urbanista/UFG)


Dia 20
9h- Zoneamento e densidade – Maria Ester (Urbanista/ Presidenta da ARCA)
10h- Moradia Popular e Déficit Habitacional – Dra. Celene Cunha Monteiro (UFG)
11- Mobilidade e Perímetro da Cidade – Olmo Xavier (Conselheiro do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte)