Senna questiona Prefeitura sobre pagamento de ISS por parte dos bancos

por Antonio Ribeiro dos Santos publicado 07/11/2019 12h17, última modificação 07/11/2019 12h17

Em requerimento apresentado na sessão de hoje (7), o vereador Cabo Senna (Patriota) quer saber do secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, informações sobre o que a Prefeitura arrecada junto às instituições bancárias. O vereador disse que quer saber igualmente sobre a inadimplência e a sonegação tributária do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), por parte dos bancos.

No requerimento, Cabo Senna encaminha ao secretário uma série de questionamentos, como o montante arrecadado e quanto deixou de ser pago pelas instituições bancárias no exercício fiscal de 2018 e deste ano, no período de janeiro a outubro. "Queremos igualmente saber o percentual médio mensal da inadimplência, bem como quantas instituições bancárias estão cadastradas no fisco municipal", acrescentou.

Ao justificar seu pedido, o vereador do Patriota lembra que "os bancos são contribuintes do ISS e é fundamental esta Casa de Leis ter informações precisas e claras sobre inadimplência e sonegação fiscal do setor bancário. Isso é importante para que o Legislativo exija desse segmento o cumprimento de suas obrigações fiscais. Se for o caso, porém, devemos acionar a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária".

Cabo Senna cita ainda o alto índice de desemprego que acomete o País, "mas mesmo assim os bancos continuam tendo lucros extraordinários, exorbitantes. Os lucros dos quatros maiores bancos, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco, subiram 17% na comparação anual entre janeiro e março. Então, é importante saber se tal segmento cumpre com suas obrigações fiscais quanto ao ISS de Goiânia", concluiu.