Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Servidores Municipais poderão ter programa de preparação para aposentadoria

Servidores Municipais poderão ter programa de preparação para aposentadoria

por silvana — publicado 03/07/2019 14h09, última modificação 03/07/2019 14h09

Projeto apresentado pelo presidente da Casa, GCM Romário Policarpo (PROS) “institui Programa de Preparação para Aposentadoria” para todos os funcionários públicos do Município, ligados à Administração Direta e Indireta. O objetivo segundo o vereador “é minimizar os impactos da ruptura do trabalho, dando suporte ao servidor nessa fase de transição para uma nova etapa de vida, a aposentadoria”.

O curso de preparação (orientação) deverá abordar temas como: aspectos psicológicos e familiares na aposentadoria; cuidados com a saúde, importância de atividades físicas e reeducação de hábitos; planejamento pessoal e profissional pós aposentadoria; aspectos previdenciários  e planejamento para a nova fase de vida.

De acordo com a proposta, o  ingresso no curso será obrigatório para todos os trabalhadores  estatutários e celetistas em condições de se aposentar nos próximos 12 meses, cujos processos estejam ratificados ou não.  Para a execução da lei o projeto prevê que poderá ser usado o FUNCADES- Fundo Municipal de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor e,  o funcionário poderá negociar junto à sua chefia, a liberação para frequentar o curso.

Na justificativa da matéria, Policarpo alega que “embora desejado por muitos, o término de uma carreira profissional sempre traz diferentes problemas em termos de adaptação e de reorganização da vida. Passada a euforia das primeiras semanas muitos aposentados apresentam sentimento de vazio; desorientação, depressão e inadaptação à rotina familiar. Portanto, é necessária uma preparação para enfrentar  as mudanças acarretadas pelo fim de um ciclo e início de outro”, diz o vereador.