Servidores Municipais poderão ter programa de preparação para aposentadoria
Projeto apresentado pelo presidente da Casa, GCM Romário Policarpo (PROS) “institui Programa de Preparação para Aposentadoria” para todos os funcionários públicos do Município, ligados à Administração Direta e Indireta. O objetivo segundo o vereador “é minimizar os impactos da ruptura do trabalho, dando suporte ao servidor nessa fase de transição para uma nova etapa de vida, a aposentadoria”.
O curso de preparação (orientação) deverá abordar temas como: aspectos psicológicos e familiares na aposentadoria; cuidados com a saúde, importância de atividades físicas e reeducação de hábitos; planejamento pessoal e profissional pós aposentadoria; aspectos previdenciários e planejamento para a nova fase de vida.
De acordo com a proposta, o ingresso no curso será obrigatório para todos os trabalhadores estatutários e celetistas em condições de se aposentar nos próximos 12 meses, cujos processos estejam ratificados ou não. Para a execução da lei o projeto prevê que poderá ser usado o FUNCADES- Fundo Municipal de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor e, o funcionário poderá negociar junto à sua chefia, a liberação para frequentar o curso.
Na justificativa da matéria, Policarpo alega que “embora desejado por muitos, o término de uma carreira profissional sempre traz diferentes problemas em termos de adaptação e de reorganização da vida. Passada a euforia das primeiras semanas muitos aposentados apresentam sentimento de vazio; desorientação, depressão e inadaptação à rotina familiar. Portanto, é necessária uma preparação para enfrentar as mudanças acarretadas pelo fim de um ciclo e início de outro”, diz o vereador.