Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão Especial homenageia 30 anos de Emancipação do Corpo de Bombeiros

Sessão Especial homenageia 30 anos de Emancipação do Corpo de Bombeiros

por silvana — publicado 04/10/2019 11h55, última modificação 04/10/2019 11h55

Na noite de ontem, 03/10, a Câmara Municipal de Goiânia, por propositura do vereador Cabo Senna (PATRIOTA), prestou homenagem a 108 Bombeiros Militares.  A solenidade foi em reconhecimento aos 30 anos de emancipação da corporação, e agraciou tanto combatentes já na reserva, como os que ainda prestam seus serviços a comunidade.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição que nos enche de orgulho e nasceu motivado pelos crescentes incêndios florestais e urbanos em 1957, o que fez 11 Policiais Militares de Goiás ser enviados para fazer um curso de Bombeiros no Estado de Minas Gerais”, esclareceu Cabo Senna.

Após esse começo, com o passar do tempo para atender melhor a sociedade goiana, a Polícia Militar do Estado de Goiás começou a formar seus próprios Policias Bombeiros, o que possibilitou a formação do 1º Grupamento de Incêndio. “A Polícia Militar tinha que proteger a sociedade com policiamento ostensivo, combate a criminalidade e ainda combater incêndios e efetuar salvamentos”, informou o vereador.

No dia 05 de outubro de 1989, 30 anos atrás, o Corpo de Bombeiros se desvinculou da Polícia Militar, se tornando um órgão autônomo na administração pública possibilitando que a nova corporação pudesse concentrar esforços para salvar vidas e bens, ao mesmo tempo em que a Polícia Militar também reduziu suas frentes de atuação, se especializando ainda mais em proteger a sociedade contra o crime.

Durante solenidade, também foi homenageado o Coronel BM João Oliveira Godinho, que assumiu a corporação pouco tempo após sua emancipação e a comandou nos quatro primeiros anos, trabalho que também foi reconhecido pelo Subcomandante, Coronel BM Anderson Cirino, que também falou de todos os ganhos desses 30 anos em estrutura e conhecimento do Corpo de Bombeiro Militar.

“Nesses 30 anos que se passou, o Corpo de Bombeiros de Goiás se tornou um dos melhores do Brasil, com equipamentos de ponta e profissionais altamente treinados, especializados e que se diferenciam por trabalhar com amor e dedicação, nos enchendo de orgulho e sendo merecedores de todas as nossas homenagens”, finalizou o vereador Cabo Senna.

Texto da assessoria do gabinete