Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão Especial, nesta terça-feira (25), celebrará 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica

por Da Redação publicado 24/06/2024 15h40, última modificação 25/06/2024 13h54
Iniciativa é da vereadora Aava Santiago (PSDB) e deverá contar com presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede)

Divulgação/Secult

Nesta terça-feira (25), a partir das 15h30, o Plenário da Câmara de Goiânia será palco de Sessão Especial em homenagem aos 25 anos do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A iniciativa é da vereadora Aava Santiago (PSDB) e deverá contar com presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede Sustentabilidade). O evento celebra não apenas a longevidade do maior festival de cinema ambiental do estado de Goiás, mas também sua contribuição contínua e cada vez mais ampla para a cultura e para a conscientização ambiental, especialmente no contexto do bioma do Cerrado Brasileiro.

História

Desde sua criação, em 1999, pelo então governador Marconi Perillo (PSDB), o Fica tem sido um marco no cenário cultural de Goiás, atraindo diretores, artistas e cineastas do Brasil e do mundo para a histórica Cidade de Goiás. A principal mostra do evento, inclusive, leva o nome do jornalista ambiental e cineasta Washington Novaes. Além das mostras e das premiações, o festival se destaca por suas ações sustentáveis, visando minimizar impactos ambientais na Cidade de Goiás, considerada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Cenário

A Cidade de Goiás, antiga capital do estado, é local de profunda relevância histórica e cultural. Fundada no século 18, durante o ciclo do ouro, a cidade conserva rico acervo arquitetônico colonial, que levou ao seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2001. Ruas de pedra, casarões e igrejas barrocas compõem um cenário que transporta visitantes ao passado, refletindo a importância histórica da região.

Além de seu valor cultural, a cidade é cercada pelo bioma do Cerrado, o segundo maior do Brasil, conhecido por sua rica biodiversidade e por ecossistemas únicos. O Cerrado desempenha papel crucial na regulação climática e na preservação de recursos hídricos, sendo considerado o berço das águas do nosso país. A integração do Fica com a cidade e com o Cerrado reforça a importância da preservação ambiental e da valorização das tradições culturais locais.

Homenageados

Marconi Perillo (ex-governador de Goiás e criador do Fica); Elenízia da Mata (vereadora da Cidade de Goiás); Nasr Fayad Chaul; Gilvane Felipe; Vitor Cadilac; e Vilmar Rocha estão entre os homenageados que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e para o sucesso do Fica ao longo dos anos, refletindo a diversidade e o compromisso com a promoção da cultura e da sustentabilidade.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora