Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sistema Cicloviário Municipal é proposto por Lucas Kitão

Sistema Cicloviário Municipal é proposto por Lucas Kitão

por Quezia de Alcântara publicado 29/05/2019 11h55, última modificação 29/05/2019 12h00
Sistema Cicloviário Municipal é proposto por Lucas Kitão

Foto: Marina Alice

Criação do Sistema Cicloviário Municipal e sua integração aos sistemas viários e de transportes de Goiânia foi proposta em matéria (PL 2019/218) pelo vereador Lucas Kitão (PSL). O vereador, no mesmo projeto, também propõe o Conselho Municipal de Política Cicloviária (CMPC).

Os objetivos são: garantir a segurança das formas de mobilidade não motorizada; melhoria nas condições de acessibilidade e mobilidade da população; critérios de planejamento para implantação de vias e estruturas associadas destinadas à circulação de veículos não motorizados nas ruas do Município; gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana. Além de definir políticas públicas para uso de bicicletas, a matéria prevê o uso de ciclo-elétrico que são veículos de duas ou três rodas propulsionados por um motor elétrico.

SISTEMA INTEGRADO

“O projeto está em consonância com as políticas públicas mundiais que incentivam e promovem o uso da bicicleta e outras modalidades de transporte como um veículo que garante a mobilidade para a população e contribui na redução do consumo de energia e recursos naturais, como também na poluição do meio ambiente”, justifica o parlamentar, acrescentando que o projeto prevê a integração do sistema cicloviário ao sistema global de transporte, como ocorre em Copenhague na Dinamarca, local em que se leva bicicletas em trens, metrôs, táxis e ônibus para que as viagens possam ser feitas a distâncias maiores, combinando assim bicicleta e transporte público.

“Outra importante ligação em um sistema integrado é a possibilidade de estacionar bicicletas com segurança em estações e terminais e a oferta de boas opções de estacionamento para biques ao longo das ruas e em escolas, escritórios, edifícios comerciais”, explicou Kitão.

Iniciativas semelhantes já foram sancionadas nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Distrito Federal, lembrou o vereador destacando que o incentivo à mobilidade cicloviária no Brasil está prevista na lei 12.587 que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Outro benefício para a implantação do Sistema Cicloviário Municipal em Goiânia, de acordo com Lucas Kitão, é que “estudos apontam que o uso da bicicleta favorece tanto o sistema de mobilidade urbana como o turismo sustentável e produz benefícios econômicos e para a saúde pública”.

A matéria prevê além de ciclofaixas e ciclovias, estacionamentos para bicicletas em terminais de ônibus, edifícios públicos e de uso coletivo, empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos, escolas, universidades, faculdades, praças e parques.

Outra sugestão do texto proposto é que o CMPC seja composto por dois representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), dois da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), um da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), um representante das associações de ciclistas e dois da sociedade civil.