Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Léia Klebia cria sistema de parques e praças com acesso digital

Projeto de Léia Klebia cria sistema de parques e praças com acesso digital

por Quezia de Alcântara publicado 21/03/2023 10h05, última modificação 21/03/2023 16h40
Sistema de Parques e Praças Inteligentes disponibilizará sinal gratuito de internet 5G. Bairros considerados vulneráveis terão prioridade

Projeto de lei (PL 427/2022) para criação do Sistema Municipal de Parques e Praças Inteligentes de Goiânia tramita na Câmara. Segundo o texto, de autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), os espaços deverão disponibilizar gratuitamente sinal de internet 5G e outros serviços digitais – como painéis provedores de informações, painéis interativos e plataformas educativas acessíveis via navegador.

De acordo com a proposta, empresas patrocinadoras viabilizarão os serviços para a comunidade – em contrapartida, poderão veicular anúncios publicitários no perímetro do parque ou da praça. Bairros considerados vulneráveis terão prioridade para integrar o Sistema Inteligente, que depois será estendido ao Zoológico de Goiânia.

“Ao concretizar diretriz da política de uso do espaço público, a presente proposição popularizará não só a chamada alfabetização digital, mas também a cidadania digital. Praças e parques transcenderão sua função tradicional, de meros espaços de convivência, para se transformarem em polos inteligentes, que conectarão cidadãos goianienses à rede mundial de computadores e a outros serviços digitais", afirma a parlamentar.

Ainda segundo Léia Klebia, o projeto “não acarretará despesas imediatas ao erário municipal, pois caberá à iniciativa privada a implementação das ações previstas”.