Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Subcomissão analisa criação de Ecossistemas Criativos em bairros

Subcomissão analisa criação de Ecossistemas Criativos em bairros

por Da Redação publicado 16/06/2020 17h45, última modificação 16/06/2020 17h52

Na última semana de atividades das subcomissões da Comissão Mista que analisam o Plano Diretor (PL 23/2019), os vereadores e seus gabinetes dedicam-se à construção das emendas que irão apresentar ao relator, Cabo Senna (Patriota) para o relatório final a ser votado no colegiado, antes de ir para a última votação no plenário.

Algumas subcomissões ainda estão realizando os encontros com os técnicos do ITCO, como a do Desenvolvimento Econômico que, na tarde de hoje, 16, avaliou a proposta da criação de Ecossistemas Criativos ao longo dos corredores estruturadores,que a equipe compreendeu serem os eixos de transporte Anhanguera e do BRT Norte-Sul.

Esses ecossistemas, explicaram os técnicos, são espaços num raio de 300 metros em áreas públicas ou praças, onde haveriam uma série de atividades para os moradores tais como: prestação de serviços, eventos culturais, musicais e teatrais, alimentação e feiras e exposições.

Para isso seria necessário que o poder público firmasse parcerias para o financiamento dos equipamentos públicos, que deveria, em primeiro lugar, fornecer internet de boa qualidade e com velocidade, para atrair os empreendedores e as ‘startups’.

A vereadora Sabrina Garcêz (PSD) adotou a ideia, que no novo Plano Diretor, indicará as diretrizes, bem como um tipo de cronograma de onde começariam a ser feitos os primeiros Ecossistemas Criativos, sendo que os pormenores deverão ser indicados em projeto de lei próprio.

Um exemplo que a parlamentar mostrou é a necessidade desse tipo de espaço no Jardim Cerrado 7, pois foi procurada pelos moradores pedindo projetos nesse sentido. O bairro contém o Parque Morro da Cascalheira, que poderia ter um complexo de ecoturismo e na Praça do Ciop haveria um Ecossistema contendo diversas atividades para atender desde crianças, jovens e adultos. Teriam serviços da Prefeitura, cabelereira, barbeiro, local de acesso à internet, pistas de caminhada, de skate e de patins, porém, seriam valorizados segundo a vocação de cada bairro. (Assessoria do ver. Lucas Kitão, pres.Comissão Mista).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Banner Canal Cidadania.JPG