Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Subcomissão analisa impacto no trânsito gerado por escolas privadas

Subcomissão analisa impacto no trânsito gerado por escolas privadas

por Da Redação publicado 19/05/2020 18h10, última modificação 19/05/2020 18h17

Os vereadores da Subcomissão do Desenvolvimento Econômico que analisa o texto do Plano Diretor na Comissão Mista,  avaliaram na tarde de hoje, 19,  as questões sobre o distanciamento entre as escolas particulares além de polos de atividades em algumas regiões da cidade.

A pedido da vereadora Sabrina Garcêz (PSD) os técnicos do ITCO apresentaram estudos para diminuir o impacto no trânsito causado pela quantidade de escolas em bairros como setor Bueno e Central, que são os que possuem o maior adensamento desses estabelecimentos. A ideia é que sejam feitas baias de embarque e desembarque em determinados horários.

Além de medidas mitigatórias, há possibilidade de suspender as licenças para criação de escolas em regiões saturadas. Um mapa foi mostrado aos vereadores indicando que o setor Central possui 25 escolas e faculdades e o setor Bueno, 24 estabelecimentos.

Os vereadores Paulo Daher (PMN) e a vereadora Priscilla Tejota (PSD) comentaram sobre a falta de leitos de UTI’s em hospitais, que não podem ser estimuladas pela construção de novos empreendimentos na área, devido alto custo, mas que precisam de diretrizes do Plano Diretor na forma de parcerias público-privadas, de acordo com as macrorregiões. Assim, disseram, permitiriam a descentralização e atendimentos como o de pediatria, que atualmente é feito apenas na UPA de Campinas.

Polos de atividades

A criação de polo econômico na região Noroeste foi defendida pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), por ser a mais carente da capital, e já apresenta vocação para confecção de roupas.

Foi informado que o artigo 42 do novo Plano Diretor prevê dois polos: o Parque Tecnológico Samambaia e o Parque de Inovação da Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, há os arranjos produtivos locais da Moda Goiana, do Agronegócio, de Lavanderias e reciclagem de resíduos da construção civil, do complexo Petroquímico e do Aeródromo.

A sugestão é que seja incluída a região norte e noroeste que possuem um cinturão verde e podem ter polo de turismo, lazer e produção de alimentos hortifrutis orgânicos, estimulando empregos e incentivando os pequenos produtores.

No próximo encontro, semana que vem, o colegiado irá analisar o que foi realizado no atual PD, a Lei nº 171/2007 compará-la com a nova proposta de Plano Diretor.  (Da Assessoria de Comunicação do ver. Lucas Kitão, pres. Comissão Mista).