Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Subcomissão de Desenvolvimento Econômico debate polos na região Noroeste

Subcomissão de Desenvolvimento Econômico debate polos na região Noroeste

por marcos — publicado 12/05/2020 18h45, última modificação 12/05/2020 21h39

Texto produzido pela assessoria do vereador Lucas Kitão, pres.C.Mista

A Subcomissão de Desenvolvimento Econômico do novo Plano Diretor centrou seus debates na criação de Polos de empreendedorismo para atender os mais de 120 bairros da região Noroeste. Ela se reuniu na tarde de hoje, 12, por meio remoto com os técnicos do ICTO.

Estavam presentes os vereadores Paulo Daher (PMN), que preside a Subcomissão, Sabrina Garcêz (PSD), Priscilla Tejota (PSD), Tatiana Lemos (PCdoB), Oséias Varão (PP) e Dr.Gian (MDB). Eles destacaram os pontos do novo Plano Diretor que tratam da implantação e polos econômicos e industriais em regiões da capital.

Os membros deste colegiado afirmaram que a região Noroeste é a mais carente em termos de investimentos públicos e incentivos. “É uma região do tamanho de Anápolis, com mais de 400 mil moradores e com muito potencial”, afirmou Daher.

Sabrina propôs que haja um raio mínimo de implantação de escolas, pois há um adensamento de escolas privadas em um bairro só gera impacto no trânsito, que precisam de ser previsto no PD pois podem gerar futuramente mais impactos. Já existe estudo semelhante na rede pública, mas não se prevê isso para os estabelecimentos particulares. Os técnicos do ITCO farão um estudo de impacto de vizinhança e de trânsito visando analisar esta questão.

O geógrafo Marcos Borges, do ITCO, afirmou que há necessidade de se prever polos econômicos em locais de grande potencial como o cinturão verde de Goiânia, onde se poderia haver algum tipo de prestação de serviço, especialmente para estimular o turismo na capital. Ele afirmou que um dos locais com esse potencial é o Parque Linear Macambira-Anicuns. Disse ainda que o máximo que se prevê é a presença de barraquinhas e ambulantes, mas nada que possa estimular empreendimentos voltados para o turismo na região.