Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Subcomissão de Gestão Urbana analisa propostas de planejamento da cidade

Subcomissão de Gestão Urbana analisa propostas de planejamento da cidade

por Da Redação publicado 14/05/2020 17h50, última modificação 15/05/2020 17h53

As questões relativas ao planejamento da gestão de Goiânia, bem como a presença dos projetos de Governo foram analisados pela Subcomissão de Gestão Pública hoje, 14, por meio de videoconferência transmitida pela TV Câmara no canal do Youtube.

Um dos pontos elencados pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO) e que chamou a atenção dos vereadores é o que diz que “o plano de Governo deve se sobrepor ao Plano Diretor. As vereadoras Tatiana Lemos (PCdoB) e Priscilla Tejota (PSD) eleitas para a relatoria e presidência do colegiado, externaram preocupação em se manter esse ponto do texto do novo Plano Diretor (Projeto 23/2019).

O vereador Oséias Varão (PP) quis debater o impacto que a nova lei terá na cidade, bem como sua efetividade. “O desenvolvimento parece acontecer ao arrepio da lei, como exemplo temos a região da 44, tornando o maior polo comercial da cidade, e surgiu sem planejamento da administração municipal”.

O presidente do ITCO, Selomar Bretas, mostrou aos vereadores os principais pontos do relatório que a instituição efetuou da nova lei. “O problema maior nesse eixo é a falta de unicidade entre as pastas, as secretarias de planejamento, finanças e meio ambiente; a depender de cada gestor, determinado projeto e gestão cabe a uma ou outra”.

Ele sugeriu que seja incluída na nova lei, a integração dos sistemas de geoprocessamento já existentes em várias pastas da Prefeitura, mas que atuam de forma separada. Propôs a instituição e integração dos equipamentos: Sistema de Informações Gerenciais e um Sistema de Controle, Fiscalização e Monitoramento e o Sistema de Modernização Institucional, Administrativo e de Planejamento.