Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Superintendente do Procon Goiás e presidente do Procon Goiânia são os primeiros ouvidos na CEI da Enel

por Guilherme Machado publicado 01/06/2021 20h15, última modificação 01/06/2021 22h29

Foto: Mariana Capeletti

O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, e o presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel, abriram, nesta terça (1), as primeiras oitivas da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi criada com o objetivo de investigar os problemas na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica pela empresa Enel, oriunda da antiga Celg Distribuição, que foi privatizada em 2017.

O representante do Procon Goiás respondeu às perguntas dos vereadores integrantes e dos demais parlamentares que acompanhavam a reunião. Alex disse que a Enel é a primeira colocada em reclamações no órgão na lista de empresas prestadoras de serviço e a quarta no ranking geral. Além disso, ela possui uma média de 60% no índice de resolução das reclamações abertas pelos consumidores no Procon Goiás. Os problemas mais reclamados são elevação do valor da conta e queima de equipamentos devido à falha no fornecimento de energia.

Ele explicou que, após as reclamações dos consumidores não serem atendidas, é aberto um processo administrativo contra a empresa e o Procon orienta como proceder com a reclamação por meio do Poder Judiciário.

Analisando o alto volume de reclamações, o superintendente avalia que o canal de atendimento ao cliente da Enel deveria ser melhorado para ser capaz de resolver problemas pequenos que acabam chegando ao Procon. “Em muitos casos o consumidor está apenas com uma dúvida. Melhorando o atendimento dessas questões específicas, creio que atenderia muitas demandas dos consumidores”, disse ele.

No início do ano passado, o Procon Goiás aplicou uma multa à Enel no valor de R$ 9 milhões, por danos coletivos à sociedade, com base em 3,2 mil reclamações feitas em 2019. Contudo, Alex informou que o pagamento da multa permanece suspensa por força judicial.

Em seguida, falou Gustavo Cruvinel, ex-vereador da Câmara Municipal de Goiânia, que, atualmente, preside o órgão de defesa do consumidor municipal desde o início da atual gestão da Prefeitura.

Ele disse que o Procon Goiânia recebe entre 150 e 200 reclamações contra a Enel anualmente, com um índice de resolução dos problemas em torno de 80%. As principais reclamações no órgão, segundo o presidente, são a má prestação do serviço, o não cumprimento de prazos de atendimento e a queda e instabilidade no fornecimento de energia.

Gustavo explicou que o número de reclamações é baixo porque a população desconhece a existência do órgão municipal. “Apesar de não ser tão conhecido, o Procon Goiânia tem uma boa produtividade e resolução das demandas”, defendeu o presidente.

Os dois convidados se comprometeram a responder aos requerimentos que serão encaminhados pela CEI pedindo dados detalhados das reclamações em cada órgão.

CEI

A CEI da Enel é presidida pelo vereador Mauro Rubem (PT), que comandou a reunião desta tarde. Os demais membros da comissão são os vereadores Bruno Diniz (PRTB), Geverson Abel (Avante), Leandro Sena (Republicanos), Leia Klébia (PSC) e Ronilson Reis (Podemos), que é o relator. Participaram também da reunião os vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos), Marlon Teixeira (Cidadania) e Raphael da Saúde (DC).