Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Suspensa prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde

Suspensa prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde

por Quezia de Alcântara publicado 02/07/2024 10h05, última modificação 02/07/2024 13h36
Presidente da Comissão de Saúde, vereadora Kátia Maria (PT), alegou "instabilidade na gestão da pasta". TCM determinou afastamento do secretário por suspeita de contratações irregulares
Suspensa prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Alberto Maia

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, vereadora Kátia Maria (PT), anunciou, em Plenário, nesta terça-feira (2), a suspensão da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. Wilson Pollara compareceria à Casa Legislativa, nesta tarde, para prestar contas de sua gestão à frente da pasta, relativas ao primeiro quadrimestre deste ano.

A suspensão, segundo Kátia, deve-se à "instabilidade na gestão da pasta". Após apurar suspeita de contratações irregulares por parte da Secretaria, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) determinou o afastamento de Pollara do cargo.

Conforme determina legislação federal, a prestação de contas deve ser realizada pelo gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada ente da federação. A Lei Complementar 141/2012 determina que o relatório detalhado, referente ao quadrimestre anterior, conterá, no mínimo, as seguintes informações: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.