Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tatiana Lemos quer equipes de saúde monitorando escolas e CMEIs

Tatiana Lemos quer equipes de saúde monitorando escolas e CMEIs

por Guilherme Machado publicado 04/09/2017 17h52, última modificação 04/09/2017 17h52

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei para disponibilizar equipes de profissionais para monitoramento de saúde, combate e prevenção de doenças nas escolas municipais e CMEIs de Goiânia. 

A equipe deverá ser composta por, pelo menos, um médico pediatra, uma enfermeira ou técnico em enfermagem, um agente de saúde e, sempre que possível, um médico oftalmologista. O rodízio será feito entre as escolas municipais, de modo que cada escola seja visitada pela equipe médica pelo menos duas vezes ao ano. 

O objetivo deste monitoramento é promover a saúde, reforçando a prevenção de agravos à saúde das crianças, assim como articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis. 

“Ao lidarmos com crianças, todo cuidado é pouco. Cada detalhe pode fazer toda diferença no ato de cuidar, prevenir doenças e promover saúde. O monitoramento constante é capaz de evitar surtos e doenças mais graves. Além disso, seria possível verificar se há desnutrição, uma vez que haverá acompanhamento de peso e até mesmo a existência de abusos,” destacou Tatiana. “Uma assistência de saúde primária certamente será muito mais barata para os cofres públicos e o dinheiro será melhor investido.” 

Ela explicou que sua propositura visa fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar; promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes; e fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde.

Com informações da assessoria de imprensa de Tatiana Lemos