Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tatiana Lemos quer prazo máximo de 30 minutos para atendimento pelo Samu

Tatiana Lemos quer prazo máximo de 30 minutos para atendimento pelo Samu

por Guilherme Machado publicado 16/11/2017 14h00, última modificação 16/11/2017 14h00

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei que determina o tempo máximo de 30 minutos para atendimentos pelo SAMU na capital. “Inúmeros são os casos em que no momento do efetivo socorro não há mais o que ser feito pelo paciente diante da demora no resgate,” destaca Tatiana. 

De acordo com a proposta, a prefeitura fica autorizada a firmar os convênios necessários com empresas, instituições afins e órgãos públicos para o fiel cumprimento da lei. Ao receber o chamado, as equipes devem preencher documento que listem o horário da notificação da ocorrência. Após a prestação efetiva do socorro ao paciente, deve ser inserido no documento o horário do efetivo atendimento à solicitação do serviço de socorro. 

Caso o atendimento prestado não possa ser efetuado no prazo máximo de até 30 minutos, as unidades de atendimento emergencial deverão no referido documento especificar o motivo. No ato do pedido de ambulância do SAMU, já deve ser informado qual o prazo estimado para a efetiva chegada da ambulância ao solicitante. “As pessoas não têm informações adequadas dos atendentes, exceto ‘é só esperar’, impossibilitando outra medida que vise garantir a proteção à vida,” explica a parlamentar. “O intuito é salvar vidas.”

Com informações da assessoria de imprensa de Tatiana Lemos