Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Técnicos apresentam aos vereadores o diagnóstico da Região Metropolitana de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 02/10/2017 17h08, última modificação 02/10/2017 17h08

Secima

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB), recebeu nesta segunda-feira, 2, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Recurso Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) para um reunião para a apresentação do diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia – PDI RMG. Além do presidente, compareceram os vereadores Elias Vaz (PSB), Sabrina Garcez (PMB) e Oséias Varão (PSB).

O Plano está sendo coordenado pela Secima e pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi apresentada aos vereadores uma síntese da coleta de informações e das oficinas realizadas nos 20 municípios que compõem a RMG. Técnicos ouviram as demandas de cada um dos municípios destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar a economia local, adaptando a legislação estadual ao novo Estatuto da Metrópole.

Para o professor da UFG, Pedro Célio, é a possibilidade de caminhar na construção de algo metropolitano. Ele esclareceu que uma série de reuniões direcionou a elaboração do Plano, com a participação de lideranças locais, moradores, prefeitos e foi possível captar as percepções das comunidades. Lembrando que o Plano engloba abastecimento de água, saneamento ambiental, desenvolvimento urbano e rural, transporte e mobilidade, desenvolvimento econômico e gestão de resíduos.

A próxima etapa é o Seminário Metropolitano do PDR-RMG no dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A próxima fase é a do prognóstico, seguida pela elaboração do Plano, que dará origem a um documento a ser analisado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro), e encaminhado para a aprovação na Assembléia Legislativa de Goiás.

“É uma demanda necessária uma política mais harmoniosa entre os municípios”, afirmou o vereador Elias Vaz (PSB). Ele ressaltou a importância de definição do conceito de metropolitano, mas destacou a necessidade da autonomia dos entes federados.

O presidente da Câmara, Andrey Azeredo, enfatizou que a sua preocupação é deixar abertos conceitos que tirem a autonomia das prefeituras e passem ao Codemetro. O superintendente Executivo de Assuntos Metropolitanos da Secima, Marcelo Safadi, esclareceu que toda e qualquer instância que exigia que fosse submetido à aprovação do Conselho foi retirada do texto.

A região metropolitana foi criada pela Lei Complementar 27/99 e é composta de 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.