Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tejota pede comparecimento do Prefeito na Casa para debater saúde

Tejota pede comparecimento do Prefeito na Casa para debater saúde

por silvana — publicado 17/04/2018 12h50, última modificação 17/04/2018 12h50

A vereadora Priscilla Tejota (PSD) quer que o Prefeito Iris Rezende compareça à Câmara para prestar esclarecimentos acerca dos problemas que afetam a área da saúde no município. O pedido foi feito através de requerimento apresentado na sessão desta terça-feira, 17/04.

“Queremos ouvir ,  com urgência, o Chefe do Executivo, fora do dia da prestação de contas do quadrimestre, para que os vereadores tenham mais tempo para  discutir  com  o Prefeito , questões que dizem respeito aos serviços  prestados e,  buscar solução para os problemas enfrentados na rede pública da saúde e,   que tem deixado a população desassistida”.

A vereadora adiantou que entre os questionamentos a serem feitos a Iris, está o motivo pelo qual a Secretaria de Saúde do Município bloqueou todas as cirurgias eletivas que eram repassadas para Hospitais terceirizados e passou a encaminhá-las somente para as unidades  que funcionam pelo sistema SUS, “o que tem gerado demora para marcar exames, cirurgias e,  até interrupção de tratamentos oncológicos ( câncer)”, diz.   Tejota quer saber ainda, o porquê do  encerramento dos serviços de maternidade da Santa Casa de Misericórdia e  a situação dos repasses de recursos do PPI- Programação Pactuada Integrada, para o município.

Outro tema a ser abordado, diz respeito às recentes declarações do Secretário Estadual da Saúde, Leonardo Vilela “sobre o caos na saúde pública de Goiânia”. Segundo Priscilla, “o  secretário afirmou que o Estado repassa R$ 1,8 milhões mensais para o município, para investimentos em leitos de UTIs- Unidades de Terapia Intensiva e o município investe apenas em 10 (dez) leitos para uma população de 1.600 ( um milhão e seiscentos mil )habitantes.”

RELATÓRIO

Em outro requerimento, Tejota pede à Secretária de Saúde, Fátima Mrué, um relatório detalhado,  de prestação de contas de janeiro de 2017 até o presente momento, com as seguintes informações:

Gastos com medicamentos; quantitativo e valores de medicamentos disponíveis em estoque, quantitativo e valores dos medicamentos distribuídos na rede pública, quantitativo e valores de medicamentos  fora da data de validade , quantidade e valores de medicamentos descartados e ainda, como são feitos os descartes.

Priscilla  alega que a solicitação se faz necessária, “na busca de maior transparência no processo relacionado a quantidade e valores  empregados com medicamentos distribuídos pela rede pública d saúde do município”.