Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tem início, em Goiânia, a I Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

por Da Redação publicado 14/10/2020 11h36, última modificação 14/10/2020 11h37
Programação segue até a próxima quinta-feira. Mobilização é fruto de lei de autoria do vereador Andrey Azeredo

A primeira Semana de Sensibilização a Perda Gestacional, Neonatal e Infantil de Goiânia, fruto da Lei 10.408/2019 denominada “Lei Gregório”, de autoria do vereador Andrey Azeredo (MDB), começou nesta terça-feira (13) com a realização de uma live. A Lei prevê que, na semana que compreende o dia 15 de outubro, sejam realizados eventos para conscientização e informação sobre as perdas sofridas pelas mães e pais de filhos que morreram precocemente.

O encontro virtual desta terça foi entre Andrey e a idealizadora da primeira Semana de Sensibilização a Perda Gestacional e Neonatal do País, a professora e mãe de duas meninas Perla Frangioti. O evento ocorreu em 2018 na cidade dela, Araraquara (SP).

A conversa contou com abertura da organizadora da semana goianiense, Sherloma Aires. Ela e o marido Felipe são os pais de Gregório, bebê que deu nome à lei e que morreu três dias após o nascimento. Foram eles que procuraram o vereador para falar das dificuldades enfrentadas pelos pais que vivenciam este tipo de luto e que o incentivaram a fazer o projeto que virou lei.

Live

Andrey e Perla conversaram sobre a experiência dela - que perdeu uma menina - como encontrou forças para fundar o grupo “Transformação”, que apoia pais que tiveram perdas gestacionais e neonatais, sobre a organização da semana de sensibilização e também da luta por mudanças na legislação trabalhista da cidade dela e até mesmo do estado de São Paulo, que considera mãe e pai apenas de crianças nascidas vivas.

Falaram ainda sobre o tratamento que esses pais recebem em todo o País, sobre as formas de lidar com a família em meio ao luto e também como fica a relação, após a perda de um filho recém-nascido, entre o casal e os outros filhos, caso os tenha. Também esteve na pauta da live a luta de vários pais para registrar os bebês natimortos.

A conversa virtual ainda falou de esperança, de força de vontade, de seguir em frente, que nada e nem ninguém vai substituir um filho que se foi, mas que é preciso resistir. Perla disse que aprendeu muito e que ajudar a outros pais é uma das forças que a ajudam se mover.

O vereador Andrey se dispôs a continuar contribuindo com esta causa e disse que se sente orgulhoso em fazer parte de projetos semelhantes e por ter conseguido aprovar uma lei que ajuda e dá conforto para muitos pais e mães de anjos.

Veja abaixo a programação da I Semana de Sensibilização a Perda Gestacional, Neonatal e Infantil de Goiânia:

Dia 13

19h  As vivências em óbito perinatal: onde ficam os cuidados aos profissionais - com Edvaldo Virote, Marina Morabi e Patricia Gramacho (Live no canal “Humanização do Luto Parental GO” no Youtube)

21h30 – Histórias de amor: o jeito único de cada mãe viver o luto - com Karla Cerávalo (Live no perfil @humanizacaolutoparentalgono Instagram)

Nesta data também foram realizadas, no Youtube, as lives “Abertura da I Semana de Sensibilização sobre Perda Gestacional, Neonatal e Infantil de Goiânia”, às14h, e “Violações de Direitos nas Perdas Gestacionais e Neonatais”, às 17h.

Dia 14

10h – Perda Gestacional e Neonatal: protocolos de atendimento - com Heloisa Salgado e Juliane Colombo (Live no canal “Humanização do Luto Parental GO” no Youtube)

19h – O movimento nacional de humanização do luto parental - com Michele Castro e Tatiana Maffini (Live no canal “Humanização do Luto Parental GO” no Youtube)

20h15 – Uma doença silenciosa: Trombofilia e perda gestacional ou neonatal - com Ludmilla Ferreira e Polyana Mattedi (Live no perfil @humanizacaolutoparentalgono Instagram)