Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Terapia com equinos é aprovada pela Comissão de Saúde

Terapia com equinos é aprovada pela Comissão de Saúde

por Quezia de Alcântara publicado 01/06/2017 11h34, última modificação 01/06/2017 11h34

A Comissão de Saúde aprovou nesta quinta-feira,1,  matéria que trata da prática da equoterapia,  método de reabilitação que utiliza o cavalo no tratamento de pacientes com deficiência. De autoria do vereador Paulo Daher (DEM), que preside a comissão, as sessões de equoterapia deverão ser realizadas em centros referendados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, sendo um desses locais, o Hipódromo da Lagoinha, situado no bairro Cidade Jardim, conforme autoriza o projeto.

Daher defendeu que a realização desse tipo de tratamento deve ser condicionada a parecer favorável em avaliação por uma equipe multiprofissional de médico, psicólogo e fisioterapeuta e ser feita em instalações apropriadas com animais treinados para a terapia. Pela proposta, o paciente deverá usar equipamento de proteção individual e roupas adequadas. Também deverá ser garantido atendimento de emergência caso não haja próximo uma unidade do Samu.

“A prática da equoterapia traz benefícios físicos, psíquicos, sociais a pessoas com deficiências físicas ou mentais causados por lesões neuromotoras, patologias ortopédicas congênitas ou acidentais e também por necessidades especiais com distúrbios de aprendizagem”, exemplifica o parlamentar que também é médico.