Terapia com reiki será demonstrada nesta quarta pela manhã
As terapeutas Cleide Lima, Abadia Elenice e Denise Pires estarão nesta quarta (10) durante toda a manhã demonstrando para vereadores, funcionários e visitantes da Câmara a terapia com reiki. Elas são do Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (Cemape), ligado à Secretaria Municipal de Educação, que é responsável pela promoção de atividades com objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida para os que trabalham na educação municipal.
Cleide Lima explica que o reiki é uma terapia é aplicada num ambiente calmo, com música de relaxamento e dura de 20 a 30 minutos. O terapeuta usa somente as mãos sobre o corpo para energizar os setes chakras principais. “Quando eles não estão energizados começam a aparecer doenças como diabetes, gripes constantes e estresse, principalmente. A energia passada é de cura, prevenção e tratamento de doenças”, disse a terapeuta.
PROJETO DE LEI
A vereadora Cristina Lopes (PSDB) apresentou em maio um projeto de lei que regulamenta a aplicação de técnicas de relaxamento e meditação para os professores e profissionais ligados à educação municipal com o objetivo de prevenir os adoecimentos e promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da educação. O projeto está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para ser votado nesta quarta. A reunião será às 8 horas e, se aprovado, será encaminhado ao plenário para a primeira votação.
O reiki está incluído no chamado Programa de Práticas Integrativas e Complementares, que é previsto no projeto. Ele consiste em princípios e técnicas de práticas corporais, manuais e medidativas objetivando a harmonização das pessoas por meio da acupuntura, hipnose, terapia floral, magnetoterapia (terapia com ímãs), auriculoterapia (terapia pelas orelhas), ginásticas e massagens terapêuticas, terapia da respiração e terapias afins, como termalismo (com águas termais), crenoterapia (com águas minerais), balneoterapia (com banhos medicinais), entre outras.
Cristina Lopes disse que há quatro anos o reiki vem sendo ofertado durante cursos realizados pela Secretaria Municipal de Educação. “Os relatos dos profissionais que participam são muito significativos, como aumento da sensação de bem-estar, equilíbrio, harmonia, melhora do sono, redução ou fim das dores de cabeça e outras dores pelo corpo, melhoria nas condições de gerenciar conflitos pessoais e no trabalho, aumento da criatividade, melhora e diminuição dos sintomas da depressão, ansiedade ou tristezas profundas.”