Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Teste do Bracinho é aprovado em plenário

Teste do Bracinho é aprovado em plenário

por Quezia de Alcântara publicado 01/03/2019 09h15, última modificação 01/03/2019 09h14

O plenário aprovou em primeira votação matéria (PL 2018/256) do vereador Tiãozinho Porto (Pros) que institui a realização do Teste do Bracinho a partir de três anos de idade, como protocolo das consultas pediátricas na rede pública de saúde no Município de Goiânia.

Teste do Bracinho é um exame indolor e que detectar a hipertensão arterial em crianças, por meio da aferição da pressão com o esfigmomanômetro. Segundo Tiãozinho, estima-se que 5% da população com idade inferior a 18 anos apresente hipertensão arterial e cerca de 2% a 13% das crianças tenha problemas de pressão na faixa de três anos, conforme relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Prefeitura, segundo a proposta do parlamentar, deverá realizar Campanhas para explicar sobre o teste e sua importância, além dos locais onde poderá ser feito.

A pressão arterial é um problema de saúde pública  e o número de casos não para de crescer”, afirma Tiãozinho Porto, “e as pesquisas mais recentes indicam que a elevação da pressão arterial na infância representa um fator de risco para que a enfermidade se manifeste mais tarde na vida adulta”. A matéria segue para a Comissão da Saúde para a segunda análise antes da última votação em plenário. (Foto: assessoria do vereador)