Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Thialu Guiotti visita aterro sanitário em Guapó e vislumbra solução para Goiânia

por Da Redação publicado 20/04/2021 11h56, última modificação 20/04/2021 11h57

No início de abril, o vereador Thialu Guiotti (Avante) fez um discurso na tribuna da Câmara sobre a urgência de rever o aterro sanitário de Goiânia. Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura no ano passado, que previa melhorias no aterro e o termo ainda não começou a ser cumprido. De acordo com a Comurg, a melhor solução para o aterro da capital, que é considerado um lixão, é o fechamento.

Atento a esses problemas, o vereador Thialu Guiotti visitou, na sexta-feira, 16, o aterro sanitário Resíduo Zero Ambiental, em Guapó. O local é um modelo gestão eficiente do lixo. Atualmente, a empresa atende nove prefeituras de Goiás e, segundo o gerente Celso Ribeiro Barbosa, tem capacidade de receber o lixo de Goiânia e Aparecida.

O aterro sanitário de Guapó faz parte de uma holding especializada no tratamento de resíduos sólidos, saneamento, valorização energética e engenharia. O Resíduo Zero Ambiental possui uma área de 145 hectares e está apto a receber resíduos da classe 2, que é o lixo comum. Da classe 1, que é o lixo considerado perigoso, além do lixo da classe saúde – proveniente de hospitais e clínicas - e resíduo da construção civil. Lá também há uma estação de tratamento efluentes (ETE) do chorume gerado a partir do lixo levado para o aterro. O resultado desse tratamento é uma água própria para limpeza, que pode ser utilizada em lava jatos, pisos, reformas e etc.

Hoje o aterro Resíduo Zero tem plena capacidade de receber o lixo de Goiânia e dar a destinação correta, sem prejudicar o meio ambiente e ainda livrar as cidades de aterros que são verdadeiros lixões. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad Goiás), são produzidas diariamente em Goiânia 2.215 toneladas de lixo. Foi para conhecer este modelo de destinação de resíduos que o vereador Thialu Guiotti foi visitar a planta de Guapó. O parlamentar acredita ser esta a solução mais rápida e confiável para o lixo de Goiânia, uma vez que construir um aterro que dê a destinação correta para o lixo da capital não é um projeto de execução rápida.

*Com informações e foto da assessoria de comunicação do vereador