Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tiãozinho Porto propõe criação de programa de reciclagem nas escolas da rede pública

por Patrícia Drummond publicado 03/05/2019 16h34, última modificação 03/05/2019 16h34

Foto: Alberto Maia

O vereador Tiãozinho Porto (PROS) apresentou nesta quinta-feira (02) o projeto de lei n° 2019/00173, propondo a implantação, em Goiânia, de um programa de reciclagem nas escolas da rede pública municipal.

De acordo com a matéria, o programa baseia-se na criação de um sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis, nas instituições de ensino, sob orientação da direção da escola, professores e funcionários habilitados. A instalação de hortas nas unidades para utilizar o material orgânico compostado também é sugerida.

“O programa tem por objetivo conscientizar os alunos da rede, para a necessidade de preservação do meio ambiente, integrando pais, estudantes e profissionais de educação na busca do desenvolvimento ambiental sustentável e visando a orientação da separação dos materiais recicláveis e a compostagem dos materiais orgânicos”, explica o vereador Tiãozinho Porto.

Detalhes do projeto

No início de cada ano letivo, segundo o projeto apresentado, se formará um grupo constituído por pais, alunos, professores e funcionários em cada unidade, para que estes possam discutir e planejar as ações a serem desenvolvidas. O grupo deverá apresentar, semestralmente, o balanço financeiro obtido com o material reciclado. O lucro financeiro obtido com a comercialização do material será revertido em benefício da própria escola.

Ainda conforme a proposta, o grupo de conselheiros deverá também participar e organizar, junto à comunidade, ações referentes à conservação e preservação do meio ambiente. Os alunos apresentarão trabalhos, levando em consideração as ações de educação ambiental desenvolvidas por eles.

O processo de coleta proposto consiste na separação de materiais descartados, tais como papel, papelão, vidro, plástico e alumínio. Cada material deverá ser armazenado em recipiente próprio, instalado em local de fácil acesso e identificados por cores.

(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)