Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Toniquinho JK é o mais novo Cidadão Goianiense

Toniquinho JK é o mais novo Cidadão Goianiense

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 05/07/2018 12h10, última modificação 05/07/2018 14h29
Toniquinho JK é o mais novo Cidadão Goianiense

Foto: Alberto Maia

Na sessão solene de hoje (5), a Câmara fez a entrega do título de Cidadão Goianiense ao advogado Antonio Soares Neto, mais conhecido como Toniquinho Jk, nascido em Jataí. A autora da homenagem foi a vereadora Léia Klébia, PSC.

Toniquinho ficou conhecido por ter perguntado ao então candidato à presidência da República, Juscelino Kubitschejk, em 1955, durante comício em Jataí, se eleito ele iria transferir a capital do País do Rio de Janeiro para o Planalto Central, cumprindo determinação da Constituição federal. Jk respondeu afirmativamente e, cinco anos depois, em 21 de abril de 1960, inaugurou Brasília.

FATO HISTÓRICO

A sessão solene foi presidida pelo vereador Andrey Azeredo, MDB, e prestiagada por parentes, amigos do homenageado. Após execução do Hino Nacional, foi exibido um documentário, denominado "A Pergunta Que Mudou a História do Brasil,feito pelo jornalista Edson Luiz de Almeida, relatando o histórico encontro entre JK e Toniquinho em Jataí.

Ao saudar o homenageado, a vereadora Léia Klébia destacou "essse importante momento da história do nosso País. Por ele, Toniquinho tornou-se uma figura histórica, personagem excepcional, podendo ser apontado como responsável pela decisão de JK em mudar a capital para o Estado de Goiás. Por isso, ele recebe homenagens em Brasília, Minas e Goiás, o que o torna numa figura ilustre. A Câmara cumpre seu papel ao conceder-lhe o título de cidadão goianiense".

Ao agradecer, Antonio Soares Neto, Toniquinho JK, acompanhado da esposa Nelita Vilela, afirmou que " algo excepcional, uma inspiração divina me fez fazer aquela pergunta ao candidato Juscelino. Um momento de rara felicidade, ocorrido há mais de 63 anos e que ainda permanece na mente e corações das pessoas. Agradeço a vereadora Léia Klébia pela homenagem, a este Poder, meus familiares e amigos. Não vou esquecer esse momento de enorme felicidade".