Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Transporte público por ônibus e bicicleta é debatido em subcomissão

Transporte público por ônibus e bicicleta é debatido em subcomissão

por Da Redação publicado 09/06/2020 16h55, última modificação 09/06/2020 16h54

Em seu quinto encontro, a subcomissão de Mobilidade e Acessibilidade do novo Plano Diretor conheceu as propostas para o Eixos Estruturadores do Transporte coletivo da capital, bem como a forma de tarifar os estacionamentos nas vias públicas.

O artigo 28 prevê que a implantação e manutenção das vias será feita de forma gradativa e que poderá fazer uso de recursos da tarifa e desenvolvendo programas de financiamento e custeio para a infraestrutura incluindo recursos públicos e privados.

Para se viabilizar isso foram sugeridas duas propostas que os vereadores poderão transformar em emendas: a criação de um Fundo, com recursos públicos e repasses governamentais, e a tarifação de estacionamentos em ruas não só dos setores central e campinas como ocorre atualmente, mas de outros bairros que possuem essa demanda, tais como o setor Oeste e Marista.

O exemplo são as cidades de São Paulo e Belo Horizonte que implantaram a Zona Azul Digital por meio de aplicativo e que poderá disponibilizar as vagas pagas de forma virtual, destinando os valores arrecadados para o transporte público.

Outro tema abordado foi o Programa Cicloviário, com a adoção da bicicleta como meio de transporte e não somente lazer. Para isso seria necessário mapear os bairros onde existe o uso deste transporte e planejar um sistema cicloviário integrado com os terminais do transporte de ônibus, com bicicletários seguros para a guarda da bike.