Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tribuna Livre promove grandes debates na Câmara

Tribuna Livre promove grandes debates na Câmara

por Manuela-qi — publicado 28/03/2017 20h30, última modificação 28/03/2017 20h29

A Sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 28, teve a galeria do Plenário lotada por um dos maiores públicos presentes desde o início dessa legislatura. Por mais de duas horas seguidas, a Tribuna Livre recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Mototáxi e Motofrete (Sindimoto) do Estado de Goiás, da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, ambos a convite do vereador Cabo Senna, do Sindicato dos Proprietários de Pit-Dogs e Lanches (Sindipitdog), da Associação dos Centros de Educação e Atendimento Filantrópico de Goiânia e de médicos servidores da Prefeitura.

A principal reivindicação do Sindimoto foi para que a Prefeitura intensifique a fiscalização para coibir a presença de clandestinos atuando na Capital, que conta atualmente com 1.680 credenciados. O presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo, ligou para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação do Município, Agenor Mariano, e agendou uma reunião nesta quarta-feira, 29, às 9h, entre este e uma comissão de cinco membros do Sindicato. “Estamos juntos e vocês são importantes. Estive à frente da SMT por um curto período e ficava insatisfeito pelo órgão não ter a competência para fiscalizar a atividade irregular que hoje é grande em Goiânia por clandestinos que canibalizam o mercado, geram insegurança social para o consumidor e fazem com que vocês, que são legalizados, tenham uma concorrência desleal colocando em risco o sustento de suas famílias", afirmou Andrey.

Já os representantes dos 30 mil feirantes da Feira Hippie pediram, dentre outras coisas, ajuda relativa aos problemas estruturais que enfrentam, a questões de organização do Sindicato dos Feirantes e às cobranças retroativas do Sindfeirantes. Os comerciantes receberam o apoio dos parlamentares e do presidente, como aconteceu também com o Presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit-Dogs e Lanches (Sindipitdog), Ademildo Godoy, que solicitou ajuda da Casa em relação às exigências da legislação para a categoria. “Apoio totalmente os pitdogs, eles fazem parte da cultura goianiense”, ressaltou Andrey Azeredo. Depois foi a vez dos médicos reclamarem do sistema de renovação de contratos da Secretaria Municipal de Saúde. A última solicitação na Tribuna Livre veio da Presidente da Associação dos Centros de Educação e Atendimento Filantrópico de Goiânia, Maristela de Castro Jardim, que pediu a ajuda dos vereadores para receber repasses atrasados da Prefeitura. “Eu e esta Casa apoiamos integralmente vocês e a sua luta,” disse Andrey para a Presidente.

Devido à dinâmica da Sessão, o vereador Paulo Magalhães pediu à Presidência da Casa que defina, para a Tribuna Livre, a participação de apenas duas entidades ou categorias por dia para garantir mais tempo para os debates necessários dos temas da Câmara. Andrey Azeredo sugeriu que a Tribuna fosse agendada previamente para um tema diário e afirmou que a Mesa Diretora deverá analisar a questão e definir quais providências serão tomadas. “A Câmara disponibiliza a Tribuna Livre para que qualquer cidadão possa ter voz no Poder Legislativo Municipal”, afirmou o presidente, que reconhece a Câmara como a Casa de todos e do livre debate.

*Tribuna Livre

É um espaço nas sessões ordinárias em que a Câmara de Goiânia abre espaço para a sociedade em geral fazer exposição oral sobre assuntos e questões de interesse da cidade.