Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tribuna Livre: servidores da Educação pedem apoio para pagamento atrasado de benefício

por Patrícia Drummond publicado 22/02/2018 12h39, última modificação 22/02/2018 12h39

Bruno Prates de Oliveira, representante dos servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, ocupou o espaço destinado à Tribuna Livre, nesta quinta-feira (22), no Plenário da Câmara, por indicação do vereador Lucas Kitão (PSL). Bruno pediu aos parlamentares apoio para os servidores concursados do órgão que, empossados no ano passado, estão há dez meses sem receber o adicional de 30% sobre o salário de R$1 mil (mil reais) para prestar o atendimento necessário às crianças matriculadas na rede pública de ensino da Capital.

“Somos nós que as recepcionamos na chegada à escola; somos nós que cuidamos delas na hora da soneca; somos nós que as entregamos aos pais na saída e que nos responsabilizamos pelo tratamento de cada uma delas no tempo em que estão conosco, desde as brincadeiras até a alimentação”, destacou o servidor concursado da Educação. Segundo ele, antigos colegas de trabalho, também efetivos, recebem normalmente o adicional, enquanto os cerca de 1,6 mil novatos, empossados em 2017, têm atraso de quase um ano no benefício. “Pode ser pouco, mas ajuda muito, e é um direito”, argumenta.

Os servidores aos quais Bruno Prates de Oliveira se refere não são professores; são assistentes administrativos educacionais ou auxiliares de atividades educativas. Prestaram concurso público aberto pela Prefeitura de Goiânia e pertencem, desde o ano passado – quando tomaram posse nos respectivos cargos - ao quadro de efetivos da Secretaria Municipal de Educação. Vereador responsável pela indicação à Tribuna Livre, Lucas Kitão frisou, após a fala do convidado, que o adicional de 30% é legal e já estava previsto em Edital. Bruno complementou – respondendo a questionamento feito pelo presidente da Câmara, Andrey Azeredo (MDB), relacionado ao estágio probatório: “O Edital previa que o benefício deveria ser pago tão logo fôssemos empossados”.

Em Plenário, manifestaram apoio aos servidores da Educação os vereadores Carlin Café (PPS) e Elias Vaz (PSB). “Não há como negar um direito, é preciso pagar”, ressaltou Elias. O parlamentar lembrou que muitos efetivos estão entrando na Justiça para receber o adicional e vêm ganhando a causa. Andrey Azeredo agradeceu a presença de Bruno Prates de Oliveira e reiterou que a Casa estará sempre aberta aos servidores da Educação.