Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tribuna livre sobre depressão e Baleia Azul movimenta Plenário

Tribuna livre sobre depressão e Baleia Azul movimenta Plenário

por Manuela-qi — publicado 27/04/2017 22h54, última modificação 27/04/2017 22h54

Na manhã desta quinta-feira, 27, às 10h, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Goiânia, por meio do convite feito pelo vereador Andrey Azeredo (PMDB), recebeu o psicólogo e professor Wadson Arantes Gama para tratar de temas de destaque na atualidade: o suicídio adolescente, a depressão, o Jogo da Baleia Azul e o bullying. O especialista ressaltou o perigo do contágio por notícias falsas para pessoas com problemas mentais, a importância da presença de psicólogos nas escolas e do diálogo sincero entre pais e filhos. 

“O Baleia Azul é uma pós-verdade, uma mentira levada a sério. Começou na Rússia, reverberou mundo afora e tem causado problemas porque, quanto mais se coloca isso nas redes sociais, mais pessoas com sofrimento mental se identificam, como aconteceu na época da febre da anorexia”, alertou. Wadson afirmou que as crianças e os adolescentes precisam de carinho, afeto e autoridade, mas aqueles que estão em sofrimento mental precisam, sobretudo, de tratamento: “a depressão é orgânica, um problema que ocorre no cérebro”. Ele conclamou os vereadores a fazerem um trabalho com os gestores públicos porque, embora a Câmara já tenha aprovado a presença de psicólogos nas escolas, “muitos gestores vetam. A importância do psicólogo na escola, além da área da assistência, não é desse clínico para atender as pessoas que têm problema de aprendizagem, mas para tratar das relações entre professores e alunos, entre a comunidade e a escola. Esse mediador é importante”. E afirmou, sobre a distância entre pais e filhos: “quando estamos com um filho é preciso estarmos ali inteiramente.”

A exposição teve muita repercussão no Plenário e comoveu os presentes. Todos os vereadores que se manifestaram elogiaram a iniciativa do vereador Andrey Azeredo em convidar Wadson para tratar de uma questão atemporal e preocupante e alguns citaram experiências pessoais com a depressão, em suas próprias vidas ou com familiares e conhecidos. 

Ao fim da Tribuna, Andrey agradeceu ao psicólogo pela abordagem elucidativa, lembrou que o tema foi levantado na Casa há alguns dias pelo vereador Gustavo Cruvinel e depois por Sabrina Garcêz, seguidos por vários outros parlamentares, e parabenizou os colegas “por seus pronunciamentos e pela sensibilidade. Esse assunto é de suma relevância e teremos outros momentos, com a presença do senhor (dirigindo-se a Wadson), para discutirmos esse e outros conteúdos”.