Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tribuna livre vai abordar suicídio, depressão e o jogo da Baleia Azul

Tribuna livre vai abordar suicídio, depressão e o jogo da Baleia Azul

por Manuela-qi — publicado 26/04/2017 15h42, última modificação 26/04/2017 15h42

Na manhã desta quinta-feira, 27, às 10h, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Goiânia vai receber o psicólogo e professor Wadson Arantes Gama para tratar de temas que têm recebido destaque na mídia nas últimas semanas: o suicídio adolescente, a depressão, o Jogo da Baleia Azul e o bullying.

Wadson falará a convite do vereador Andrey Azeredo (PMDB), que considera o assunto “essencial para a sociedade e que não pode ser ignorado. Precisamos saber mais para entender as questões envolvidas e poder ajudar as pessoas. Não é um tema superficial nem fácil”. O tópico foi levantado na Tribuna da Casa no último dia 20 de abril pelo vereador Gustavo Cruvinel (PV) e depois vários parlamentares externaram suas preocupações a respeito.

O convidado Wadson Arantes Gama é psicólogo clínico, mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Social, professor da PUC – GO, professor de pós-graduação no IPOG e na Alfa e Conselheiro da Associação de Psicólogos do Estado de Goiás.

Entenda os termos:

Jogo da Baleia Azul: série de 50 desafios cujo objetivo final do jogador é acabar com a própria vida e que tem vitimado jovens em muitos países. Já existem registros de vítimas em Goiânia e no Brasil várias investigações a respeito estão sendo feitas pelas autoridades competentes. A origem do jogo não é conhecida, mas os primeiros relatos teriam surgido na Rússia.

Bullying: é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa que podem causar danos psicológicos e físicos para a vida inteira. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa “valentão” em uma tradução livre para o português.