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Vereador Andrey participa de seminário sobre mobilidade urbana e inovação em Goiânia

por marcos — publicado 30/01/2019 16h51, última modificação 30/01/2019 16h51

Texto produzido pela assessoria do vereador Andrey Azeredo 

 

Goiânia conheceu nesta quarta-feira , 30, o CityBus 2.0, o primeiro transporte público coletivo acionado por meio de aplicativo de celular da América Latina. O aplicativo estará disponível para download nos sistemas Android e iOS e vai operar a partir de 11 de fevereiro. O vereador Andrey Azeredo compareceu ao seminário Mobinova que lançou a novidade e discutiu soluções e iniciativas interativas para os deslocamentos urbanos e mobilidade de forma geral. O evento foi realizado no Cine Lumiere do Shopping Bougainville.

Entre os temas abordados esteve a transformação digital aliada a intervenções concretas para a mobilidade. Segundo a organização do evento, objetivo do encontro com especialistas e estudiosos da área foi mostrar como a inovação pode aliviar o impacto do volume de tráfego. É o uso da tecnologia transformando o deslocamento em curtas distâncias, no conceito universal de microtransporte.

“Uma nova maneira de ir e vir na cidade, por meio de transporte por demanda com aplicativo em que você pode escolher o seu trajeto. O interessante é o custo beneficio não só para o bolso mas também para a cidade porque se trata de um transporte coletivo”, afirmou Andrey logo após o evento.

Para o vereador, esse tipo de inovação agrega no sistema de mobilidade porque gera mais opções de trafegabilidade. De acordo com a HP Transportes Coletivos, que traz essa tecnologia para Goiânia, o sistema já está em operação em mais de 50 cidades pelo mundo e, na Capital, serão 14 miniônibus operando nas ruas nesta primeira fase com capacidade para atendimento de até 3.500 viagens por dia.

Inicialmente, o sistema vai atender o que eles classificaram de Centro Expandido, que engloba 9 bairros centrais de Goiânia como os setores Central, Sul, Jardim Goiás, Universitário, Leste Vila Nova, Bueno, Oeste, Nova Suíça e Bela Vista. O preço mínimo da tarifa será de R$ 2,50. “Quando todo mundo entender que é melhor financeiramente, ambientalmente e para a mobilidade da cidade andar num veículo por demanda e compartilhado, as pessoas vão ver que haverá uma redução a médio e longo prazo do veículo nas ruas e, consequentemente, melhor trafegabilidade”, pontuou o vereador. “Agora temos que utilizar o sistema para ver como ele realmente funciona e, principalmente, fiscalizar de forma efetiva para planejar a mobilidade com todos os modais que já temos integrados”, concluiu Andrey.

O evento foi promovido pela HP transportes, Rede Mob e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) e contou com palestra de diversos especialistas em mobilidade urbana. Palestraram sobre variados temas o engenheiro civil Marcos Bicalho dos Santos, ex-presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), sobre o impacto da inovação na mobilidade; o doutor em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP) Vítor Schirato, sobre inovação em serviços públicos e serviços regulados; o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Via, David Adelman com o tema transporte coletivo sob demanda; e Hugo Santana, diretor de Transporte da HP para apresentar o piloto do aplicativo CityBus 2.0.