Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador atua para viabilizar distribuição de medicamentos à base de cannabis

Vereador atua para viabilizar distribuição de medicamentos à base de cannabis

por Da Redação publicado 13/05/2021 11h35, última modificação 13/05/2021 11h35
O parlamentar se reuniu com o prefeito de Goiânia e com o secretário de saúde no último dia 30

O vereador Lucas Kitão (PSL) articula junto ao Paço Muncipal, desde a derrubada do veto do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), a implementação da compra de medicamentos à base de cannabidiol (CBD) e tetrahidrocannabidiol (THC) para unidades de saúde privada ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a derrubada do veto, no dia 07 de abril, o vereador passou a atuar junto ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e ao secretário de Saúde, Durval Pedroso, por meio de reuniões que visam a distribuição do medicamento, que já é lei em Goiânia após a publicação do projeto no Diário Oficial do Município no dia 30 de abril.

Entre as ações, o vereador promoveu, na última semana, uma reunião entre pais, mães e familiares de pacientes que necessitam deste tipo de tratamento para que eles pudessem relatar e sensibilizar o prefeito e o secretário de saúde sobre o tratamento. Os familiares relataram como o medicamento para o tratamento os ajudou e, assim,  comoveram os representantes do Paço, que podem auxiliar na implementação do projeto.

O vereador, inclusive, vai se reunir novamente com o secretário de Saúde na próxima terça-feira (18), a fim de reiterar o trabalho e a luta destas famílias para conseguirem o tratamento com o canabidiol.

“Continuamos o trabalho para levar à casa da pessoa mais humilde um tratamento moderno, muito mais saudável para várias enfermidades. Hoje já são tratadas pessoas com Alzheimer, fibromialgia, depressão. São várias enfermidades que podem receber esse tratamento fornecido em breve, se Deus quiser, pela prefeitura de Goiânia”, disse o vereador Lucas Kitão.

Projetos de lei
Paralelamente à articulação, o vereador apresentou dois projetos com a finalidade de incentivar a pesquisa e a conscientização da população sobre o uso do medicamento, inclusive com a criação do dia da cannabis medicinal (27 de novembro).

Os projetos foram apresentados na última quarta-feira (5) e têm justamente a finalidade de complementar a lei. “São ações que vão incentivar a pesquisa científica da planta cannabis dentro das normas legais e administrativas já existentes e que levam os resultados levantados ao conhecimento de toda a população e toda a comunidade científica”, justifica o vereador.