Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador denuncia contrato de iluminação pública da Prefeitura

Vereador denuncia contrato de iluminação pública da Prefeitura

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/06/2016 11h50, última modificação 23/06/2016 12h03

"Esse é mais um escândalo policial da atual administração de Goiânia". Assim o vereador Elias Vaz, do PSB, qualificou hoje (23), da tribuna da Câmara, o contrato de iluminação pública que a Prefeitura assinou esta semana com a empresa Citeluz Serviços de Iluminação Urbana S/A. Ele disse que fará uma "profunda" fiscalização do contrato e posteriormente irá pedir providências do Ministério Público estadual. "Vamos investigar essa empresa, já que a mesma está envolvida em diversos casos escabrosos em vários estados, entre eles São Paulo, Ceará, Amazonas e Distrito Federal", acusou.

Elias Vaz frisou também que o contrato com a empresa é de R$ 34 milhões por ano. "Mas é preciso alertar o prefeito sobre tais fatos, que podem se transformar em mais uma maracutaia, ou seja, um escândalo de proporções policiais", lembrou. O vereador informou que um dos diretores da referida empresa, Ricardo Marque Imbassahy, por exemplo, era diretor da OAS, investigada pela Operação Lava Jato.

PROBLEMAS

Segundo ele, a Citeluz teve sérios problemas por onde atuou. "Por exemplo", citou, "no Ceará o MP ingressou com uma ação contra Prefeitura de Fortaleza por ter constatado que o editoral tinha vícios que favoreciam a empresa. O MP pediu inclusive a suspensão do processo licitatório. Este ano, a Justiça do Distrito Federal condenou o ex-superintendente da Companhia Energética de Brasília, José Gabriel Filho e o ex-diretor de operações da empresa Citeluz, César Augusto Ribeiro, por improbidade administrativa.

Elias disse que o MP paulista investiga se a empresa venceu licitação na capital por meio de favorecimentos ilícitos. Em outubro de 2012, uma licitação de R$ 85 milhões chegou a ser suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão por suspeita de direcionamento do contrato. Em 2005, a Citéluz foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Manaus sobre irregularidades no contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa.

REPERCUSSÃO

A denúncia de Elias Vaz provocou rápida repercussão, com opositores do Paço fazendo pesadas críticas ao Prefeito Paulo Garcia. Porém, o líder do prefeito na Casa, Carlos Soares, do PT, não comentou o assunto.

Entre os vereadores que fizeram pesadas críticas ao Paço o peemedebista Clécio Alves foi o mais contundente. "Infelizmente é mais um caso claro de malandragem, de corrupção mesmo. Aliás, é corrupção na merenda escolar e agora na iluminação pública. Só desvios e superfaturamento. Cadeia será pequena para essa gente desse governo", acusou.

Djalma Araújo, Rede, falou que a licitação "foi totalmente direcionada. Aliás, não é para iluminar a cidade mas para financiar a campanha do PT". A tucana Cristina Lopes disse que "se trata de mais um negócio que não vai beneficiar a cidade. É um negócio duvidoso. E o prefeito já esteve ameaçado de impedimento. Aonde vamos parar com isso?".

Paulo Magalhães, PSD, disse que "é uma denúncia séria, grave e que precisa ser apurada totalmente. Isso é o que espera a comunidade desta Casa".

(foto de Eduardo Nogueira)