Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Emilson promove Audiência Pública sobre casos de afogamento de crianças

por silvana — publicado 18/10/2019 12h35, última modificação 18/10/2019 12h35

Além de discutir os casos de afogamento, a audiência irá debater condições de segurança e medidas que devem ser adotadas para evitar a morte de mais crianças

Na próxima segunda-feira, 21, às 9h, acontecerá, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Goiânia, uma audiência pública que discutirá os casos de afogamento de crianças que, infelizmente, têm sido recorrentes na capital e região metropolitana. Condições de segurança, prevenção e medidas que precisam ser consideradas para evitar outros afogamentos serão abordadas na audiência, promovida pelo vereador Emilson Pereira.

Representantes do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente – CMDCA, das Delegacias de Polícia de Apuração aos Atos Infracionais e de Proteção da Criança e do Adolescente, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás – CREA, dos conselhos tutelares, Comissão do Direito da Criança e Adolescente, do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias – SECOVI e do Centro de Apoio Operacional - CAO da Infância e Juventude do Ministério Público de Goiás estarão presentes na audiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, o afogamento é a principal causa de morte não intencional de crianças com menos de cinco. As ocorrências acontecem duas vezes mais entre meninos do que meninas. A SPB ainda alerta que uma criança pode se afogar em 5 a 8 centímetros de água dentro de 30 segundos, ou seja, os afogamentos podem ocorrer muito rápido e não precisa necessariamente ser em uma piscina.

O caso mais recente de afogamento resultou na morte de um menino de dois anos e aconteceu no início deste mês. A criança se afogou na piscina de uma casa em um condomínio de luxo de Goiânia. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, mas não reagiu. Diante de casos como este, o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Emilson Pereira, ressalta a importância de discutir o assunto e orientar a população sobre os cuidados com as crianças.

Texto produzido pela Assessoria do Gabinete

Serviço:

Audiência Pública para discutir com a sociedade medidas para evitar afogamento de crianças

Data: 21/10/2019 (segunda-feira)

Local: Sala de Comissões da Câmara Municipal de Goiânia