Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Lucas Kitão monta grupo de trabalho para analisar a situação dos dependentes químicos

por Michelle Lemes publicado 14/09/2017 16h12, última modificação 14/09/2017 16h12

Marcelo do Vale

Vereador Lucas Kitão (PSL) realizou nesta quarta-feira, 13, um grupo de trabalho para definir ações e estratégias para internações compulsórias no município de Goiânia. Ele recebeu representantes das unidades municipais de atendimento, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública e de organizações não governamentais.

O grupo de trabalho debateu diversos assuntos que envolvem os dependentes químicos de Goiânia, como a assistência social, os meios de capacitação dos profissionais, a localização dos familiares, a regionalização do atendimento, a prevenção e a efetividade das ações. Os profissionais que lidam com os dependentes químicos na capital relataram sobre as ações existentes de apoio e acolhimento e sobre a falta de estrutura para receber tantos dependentes.

Diante disso, o professor Clodoaldo Junior propôs a realização de um levantamento de dados, para saber se a Prefeitura tem condições de receber todos e sobre qual é a estrutura real. “A responsabilidade é do Poder Executivo. Nenhuma verba é suficiente para atender todos, pois cada caso é um caso e o acompanhamento deve ser a longo prazo. A situação da saúde municipal é caótica. A OAB se coloca a disposição para a gente poder impetrar uma campanha para conversar e exigir que o Prefeito cumpra. Se o prefeito não cumprir, temos que ingressar com uma ação de obrigação de fazer. Com ordem judicial, se o Estado não pagar, vai bloquear o dinheiro do Estado. Ordem judicial é para ser cumprida”, assegurou.

A defensora Micheli Bita esclareceu ainda que a Defensoria Pública tem um convênio para a emissão gratuita de documentos para as pessoas nessa situação de dependência, no Fórum Criminal em Goiânia. O presidente da Comissão agendou para a próxima terça-feira, 19, uma visita ao Wassily Chuc e convidou os presentes a criar um parecer técnico sobre a real situação dos dependentes químicos da capital e da estrutura da Prefeitura para acolhe-los para apresentar ao Prefeito Iris Rezende.

Participaram da reunião: Benedito França, do Creas Norte; Carlos Torres, coordenador do Fórum Geed; Fernanda Francisca, do Pronto Socorro Psiquiátrico, Wassily Chuc; professor Clodoaldo Júnior, da Comissão de Direito Constitucional da OAB; da defensora pública Micheli Bita; de Vitor Guimarães, do Creas Norte; Regina Magua, do Conselho de Psicologia; Ademir Nascimento, do Conselho do Wassily Chuc, além do vereador Gustavo Cruvinel (PV).