Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Mauro Rubem concede entrevista coletiva sobre análise de ADI pelo TJGO

Vereador Mauro Rubem concede entrevista coletiva sobre análise de ADI pelo TJGO

por Da Redação publicado 09/03/2022 14h35, última modificação 09/03/2022 14h58
Vereador Mauro Rubem concede entrevista coletiva sobre análise de ADI pelo TJGO

Foto: Fabiano Araújo

O vereador Mauro Rubem (PT) concede nesta quarta-feira (9), às 17 horas, uma entrevista coletiva sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PT contra o aumento abusivo do IPTU em Goiânia. A ação pede a anulação da cobrança. O Ministério Público Estadual (MPGO) já se manifestou a favor da ADI e sugere que o teto para o reajuste do imposto seja de 10% mais a taxa de inflação registrada em 2021. De acordo com a lei, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia, em setembro do ano passado, o teto é de 45% mais inflação.

A reunião para votação da ação ocorrerá às 13 horas e será transmitida pelo YouTube. Enquanto o TJGO analisava a ADI, Mauro Rubem se juntou ao movimento SOS Goiânia, comandado por Adriana Dourado (Associação dos Moradores do Jaó), e foi às ruas. Foram carreatas e buzinaços em todos os cantos da capital, numa tentativa de mostrar à Prefeitura a insatisfação dos goianienses com a cobrança do IPTU. Por meio do movimento, muitos contribuintes se manifestaram, comprovando aumentos superiores a 60%.

Ao contrário do que afirma o Paço, os bolsos mais afetados não foram os dos ricos que vivem em condomínios fechados. Proprietários de imóveis em setores nobres, como Bueno e Oeste, tiveram até seus impostos reduzidos pela metade, mas moradores de várias regiões se assustaram ao receber a cobrança. Foi o caso da aposentada Beatriz Coutinho, que mora no Parque Amazônia. Em audiência pública na Câmara, ela contou que se mudou para o bairro quando ele ainda não tinha infraestrutura. “Ainda tem muito pobre, principalmente idosos, que nunca tiveram como melhorar seus imóveis. Ano passado, eu paguei dois mil reais de IPTU e, neste ano, a cobrança é de mais de três mil. Nosso salário não acompanha nada disso. A comida está cara, o remédio é caro. Temos esta pandemia de Covid-19 e agora a pandemia de impostos. Quem quiser comprar minha casa, eu vendo, porque não vou conseguir pagar este IPTU”, afirmou.

Texto da assessoria de comunicação do vereador