Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Mauro Rubem propõe frente parlamentar para fiscalizar vacinação contra Covid-19

Vereador Mauro Rubem propõe frente parlamentar para fiscalizar vacinação contra Covid-19

por Da Redação publicado 09/02/2021 13h50, última modificação 09/02/2021 17h14
Vereador Mauro Rubem propõe frente parlamentar para fiscalizar vacinação contra Covid-19

Foto: Alberto Maia

O vereador Mauro Rubem (PT) propôs em sessão plenária desta terça-feira (9) uma Frente Parlamentar Vacina para Todos Já para o município de Goiânia. A ideia da frente é ser composta por vereadores que a ela aderirem, integrantes indicados pelos partidos políticos com a representação na Câmara Municipal e por representantes de instituições e sociedade civil organizada. 

“O número crescente de óbitos pela Covid-19, que já atinge mais de 7 mil famílias goianienses e outras 232 mil famílias brasileiras nos coloca em alerta quanto a necessidade de acompanhamento direto e com maior efetividade da aplicação das vacinas destinadas ao município de Goiânia. Esta é a pior crise sanitária dos últimos cem anos e precisa ser tratada com seriedade para que todas e todos possam ter vacinas, já que esta é única possibilidade de superar esta crise sanitária e iniciar o enfrentamento à crise político-econômica”, justifica o vereador Mauro Rubem. 

O projeto institui à frente parlamentar propor ações de acompanhamento e fiscalização da vacinação em Goiânia; acompanhamento da quantidade de doses já recebidas pelo município; quantidade de doses já aplicadas, identiticação dos pontos de vacinação no município; fiscalização e controle da aplicação das vacinas, evitando os fura-filas; solicitação de relatórios diários da quantidade de vacinados por ponto de vacinação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde; apresentação de alternativas para acelerar o Plano Municipal de Imunização e de opções para aquisição de vacinas contra Covid-19. 

A necessidade de um acompanhamento efetivo de fiscalização na condução da vacinação dentro do Município de Goiânia foi o que originou o projeto. Exemplos da falta de acompanhamento intensivo da vacinação em ouras capitais do país demonstram a falta de comprometimento do Poder Executivo na administração da pandemia, a exemplo do caso de Manaus, que amarga números elevados de cidadãos mortos, além de privilegiar pessoas não elencadas no rol de prioritários.

Texto da assessoria de comunicação do vereador