Vereador pede criação de instituto para prevenção e tratamento do câncer de colo uterino
Proposta de lei (nº 2019/380) apresentada pelo vereador Doutor Paulo Daher (DEM) nesta terça (29) autoriza a Prefeitura a construir o Instituto de Prevenção e Tratamento de Câncer de Colo Uterino, com o objetivo de realizar exames de diagnóstico e tratar as lesões provocadas por esse tipo de câncer.
“Ele será importante para prevenir e tratar no início do câncer, salvando assim muitas vidas e, consequentemente, gerando economia para o município, já que é sabido que é mais barato a prevenção do que o tratamento”, defende o autor do projeto de lei.
O instituto também ficará responsável por realizar palestras e cursos para esclarecer melhor a população sobre o problema e levar conhecimento técnico aos profissionais da área.
O projeto de lei determina que a sede da nova unidade de saúde será instalada dentro de alguma outra existente no município. Além disso, o instituto poderá fazer atendimentos externos por meio de mutirões.
O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a terceira mais incidente na população feminina, atrás apenas dos cânceres de mama e colorretal.
Hoje o diagnóstico é feito muito mais precocemente: na década de 1990, 70% dos casos eram diagnosticados em sua forma mais avançada. Já nos dias atuais, 44% são identificados na lesão precursora.