Vereador pede que banheiros de órgãos públicos tenham fraldários
Doutor Paulo Daher (DEM) apresentou projeto de lei obrigando que órgãos públicos disponham de fraldários. Estes deverão estar fora dos banheiros para que qualquer pessoa, independente do sexo, possa usá-los, e deverão contar com lavatório, vaso sanitário, ducha higiênica e bancada de apoio.
Nos prédios em que não for possível construir a estrutura conforme as regras, a estrutura poderá ser instalada dentro dos banheiros, de ambos os sexos.
Segundo o vereador, seu projeto “tem o intuito de garantir que pessoas usuárias de fraudas, sejam crianças ou adultos, tenham acesso a uma área que permita a higiene em lugares públicos”. “Por uma questão de acessibilidade e garantia de saúde pública para as pessoas que precisam de usar fraldas, é necessário que os banheiros públicos sejam adequados e atendam essas necessidades”, afirmou o vereador.
“O fraldário é um local reservado para amamentação, troca de fraldas, roupas, higienização e alimentação de bebês. Em se tratando de cuidados com os filhos, é inadmissível a discriminação e o preconceito em relação à divisão de tarefas entre homens e mulheres, pois vivemos uma nova realidade entre as famílias brasileira, em que tarefas, antes designadas exclusivamente à mulheres, hoje são executadas por ambos os sexos”, completou.