Vereador pede que material para mamotomia esteja disponível na rede pública de saúde
Foi apresentado durante a sessão ordinária desta quinta, 26, projeto de lei que obriga a disponibilização de agulhas especiais para a realização de mamotomia – um tipo de biópsia feita para detectar câncer nas mamas – na rede pública municipal de saúde. O exame é indicado para investigar lesões suspeitas, não palpáveis, de até 1,5 centímetro que sejam detectadas por mamografia ou ultrassonografia.
“É um procedimento extremamente simples e que dispensa a internação hospitalar, podendo ser realizado no consultório médico, o que acelera o tratamento e o torna mais eficaz”, justificou o autor do projeto, vereador Sargento Novandir (PTN).
Câncer de mama
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. Nos homens é raro, porém também os atinge, representando 1% do total dos casos da doença. Relativamente raro antos dos 35 anos, acima desta idade a incidência cresce progressivamente, em especial após os 50 anos.
É imprescindível a detecção precoce da doença para proporcionar maiores chances do tratamento ser bem-sucedido. Para isso, é necessário fazer o exame de mamografia, que investiga alguns sintomas visíveis, como secreção e retração do mamilo, presença de nódulos, coceiras, entre outros sintomas.