Vereador propõe audiência para discutir privatização do Eixo Anhanguera
A privatização do chamado Eixo Anhanguera será o tema de uma audiência pública a ser feita na Câmara no próximo dia 21, no auditório Carlos Eurico, às 14 horas, conforme proposta do vereador Denício Trindade, do SDD. O assunto tem despertado o interesse e debate entre os vereadores da oposição e da base de apoio do prefeito Iris Rezende, MDB.
O vereador disse que irá convidar diversas autoridades do Estado e do município para participarem da audiência, entre eles, da Agência Goiana de Regulação (AGR), Metrobus, CMTC e CDTC, Ministério Público e entidades não governamentais.
"Será um encontro de enorme importância para a cidade, já que esse trecho da avenida Anhanguera corta a cidade no sentido leste/oeste", afirma Denício Trindade. Ele lembra que o Eixo Anhanguera foi implantado em Goiânia em 1976, como parte de um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do transporte coletivo da capital. "Em 1998, por exemplo, foram construídas 19 estações com plataformas de embarque/desembarque e o Eixo passou a contar com uma extensão de 13,5 quilômetros".citou, acrescentando que no processo foram criadas terminais em Senador Canedo, Trindade e Goianira.
"O sistema atende em média, 240 mil passageiros em dias úteis", colocou o vereador, lembrando que a Metrobus Transporte Coletivo S/A , que opera o sistema, é uma empresa de economia mista, criada em 1997, cujo acionista majoritário é o governo de Goiás. Com o fim da Transurb a Metrobus assumiu os serviços de transporte coletivo. "A concessão do Eixo Anhanguera foi oi renovada em 2011 por mais 20 anos", enfatizou o vereador, mas advertiu:
"Ocorre que a realidade atual é totalmente diferente do que fora apresentada à época. Por exemplo, são intensas as reclamações dos usuários pela falta de segurança e manutenção, precariedade do terminais, dos ônibus, como também do asfalto ao logo do corredor exclusivo de ônibus. Então essa audiência vai permitir um debate profundo sobre essa realidade, apresentar propostas que visam melhorar o transporte coletivo da região metropolitana da cidade. A privatização, no caso, seria uma solução?"